Todas as operadoras de celular cobram caras tarifas de roaming de dados quando o dispositivo móvel é usado fora do país. Muitos usuários se esquecem disso ao viajar para fora do Brasil e levam um belo susto quando chega a conta de celular no fim do mês. As vezes, é indispensável acessar a internet no exterior para acessar reservas de hotéis, mapas ou até mesmo rotas turísticas. Confira algumas dicas para economizar na conta de celular em viagens internacionais:
1. Confira os pacotes de roaming internacionais disponibilizados pela sua operadora. Dependendo de quanto você necessitará utilizar o celular, as vezes vale a pena já ir viajar com um valor pré-estipulado. Assim você fica tranquilo durante a viagem e não leva sustos no final do mês.
2. Desative o roaming de dados quando não o estiver utilizando. Isso evita que aplicativos e mensagens consumam grandes quantidades de dados sem você perceber. Também é válido desativar a sincronização automática dos aplicativos do seu celular, como Facebook, Drop Box e GoogleDrive.
3. Procure usar o Wi-fi sempre que possível. Algumas cidades, como Nova York, tem pontos distribuídos pela cidade inteira, outras não – mas cafés e bares costumam disponibilizar o serviço gratuitamente. Alguns aplicativos como o Wi-Fi Finder ajudam a encontrar o ponto de conexão mais próximo de você. E lembre-se: nunca faça download de arquivos ou streaming de video sem estar conectado a uma rede wi-fi. Essas atividades vão consumir muitos dados de roaming (e custar bem caro).