Sem dúvida uma das partes chatas em uma viagem é arrumar malas. Sempre bate uma preguiça e um certo tumulto para não esquecer nada. Afinal, escolher item a item e descobrir a melhor maneira de acomodá-los exige tempo, paciência e poder de “síntese” – um tanto complexo especialmente para o guarda-roupa feminino. A primeira dica é: antes de qualquer coisa, saiba tudo sobre o destino da viagem. Como você irá até lá (carro, ônibus, avião), itinerário completo do passeio (incluindo programações de negócio ou lazer), temperatura do local (e possíveis mudanças climáticas no período da viagem), entre outras informações básicas. As respostas dessas perguntas serão guias de organização da sua mala – e, o melhor: evitarão exageros.
Depois de saber todas as informações sobre a viagem é hora de escolher a bagagem. Pensar em praticidade e comodidade é fundamental. Rodinhas, por exemplo, facilitam o deslocamento de malas de todos os portes, mochilas (em casos de viagens curtas de um final de semana, por exemplo), e até bolsas de mão. Procure sempre evitar excessos: saiba se aonde você irá se hospedar há secadores de cabelo, por exemplo, para economizar espaço na mala; e para produtos de toalete, utilize frascos pequenos.
O Blog do Ministério do turismo, de onde extraímos estas dicas, conversou com Christiane Meireles, consultora de imagem e estilo, que selecionou algumas dicas para a hora de escolher as roupas da viagem e economizar espaço, malas e dores de cabeça:
1- Comece dando preferência por peças básicas, que combinem entre si. Não é preciso levar uma peça para cada dia. Peça neutra com peça de cor multiplicam as produções, por exemplo.
2- Evite tecidos que amassam muito, opte por tecidos mistos (algodão + sintético). Ao invés de carregar o ferro de passar, leve um cabide e pendure a peça minutos antes de usar para tirar as marcas e dobras.
3- Escolha roupas confortáveis. Mulheres: se precisarem usar salto e ficarem muito tempo em pé ou se locomovendo, prefira saltos grossos ou meia pata.
Abuse dos acessórios: eles ocupam pouco espaço e podem mudar o estilo de uma mesma peça.
4- Use peças-chave: aquela bolsa, carteira ou sapato que combina com tudo.
5- Independente da temperatura leve sempre um casaco na mala: um mais pesado e outro mais leve. Eles podem ser muito necessários em ambientes com ar condicionado – como é o caso dos aviões, por exemplo.
Depois que sua mala estiver pronta, coloque fitinhas ou outra identificação para distingui-la das demais, e um cadeado, de preferência com combinações numéricas, por ser mais seguro. Lembre-se de sempre levar a mala com um espaço sobrando para as lembranças do passeio. E boa viagem!
Fonte: Blog do MTur