Um dos flancos do turismo que mais tem crescido no Brasil é o ecoturismo. São os novos tempos de alinhamento da humanidade com a sustentabilidade que, entre seus pilares, tem o contato respeitoso com a natureza como um dos mais fortes laços.
Como para quem viaja para o exterior e precisa conhecer certas regras de adequação às culturas de cada local, a prática do ecoturismo tem também suas regras básicas. Selecionamos as mais básicas, se parecerem muito óbvias para você, é bom sinal, bom passeio!
1 – Não jogue lixo no local
Deixe tudo como encontrou. Leve sacolas plásticas para recolher seu lixou e descarte-o apenas no hotel, ou em lugar apropriado.
2 – Preserve o Meio Ambiente
Não provoque queimadas ou desmatamento; não jogue lixo nas estradas, matas ou nas águas dos rios e lagoas; não colete plantas ou capture animais de qualquer espécie, isso é ilegal.
3 – Se informe sobre a região e procure guias
Estando em lugares como o Pantanal, não mergulhe nos rios e lagos sem informações ou desacompanhado de guias. Não se esqueça de que há sucuris e piranhas na região.
4 – Não se esqueça de medicamentos básicos
Para estadias prolongadas, leve todos os medicamentos que toma regularmente, assim como um kit básico para emergências.
5 – Se informe sobre a previsão do tempo
Não se esqueça que podem ocorrer variações de temperaturas, portanto, traga roupas leves para os dias quentes, mas também agasalhos e capas de chuva.
6 – Verifique equipamentos necessários
Leve um tênis confortável para as caminhadas e verifique antes no lugar aonde irá se hospedar se as atividades das quais pretende participar precisam de equipamentos específicos como lanternas e botas impermeáveis.
7 – Proteja-se do sol e registre seus momentos
Nunca se esqueça dos óculos escuros, filtro solar, muito repelente contra insetos e uma máquina fotográfica para registrar todos os momentos destes verdadeiros paraísos ecológicos.