As leis brasileiras garantem uma ampla segurança em locais e vias públicas, porém sabemos que a maior segurança possível é gerada por nós mesmos.Todo o cuidado e atenção que devemos ter quando precisamos nos deslocar, seja rodoviária, aeroportos, etc.
No aeroporto, é provavelmente o lugar onde os aproveitadores mais podem atuar sobre a displicência e confiança do brasileiro. Tem gente que, geralmente bem vestida e aparentando ser um dos usuários do terminal, usam deste espaço privilegiado para a prática de pequenos furtos.
Portanto, algumas dicas, mesmo as mais simples podem evitar a atuação de meliantes que abusam da boa fé e confiança do pacato brasileiro.
1. Nas rodoviárias e aeroportos os trabalhadores locais são identificados. Observe bem o crachá bem como a identificação do uniforme. Em caso de necessidade de informações, é melhor não aceitar ajuda de pessoas não credenciadas, sobretudo se estiverem interessadas em carregar sua bagagem. Os aeroportos dispõe da comodidade de carrinhos para o transporte das bagagens, portanto não se faz necessária a ajuda de pessoas estranhas e não identificadas. Idosos e mulheres são mais visados.
2. Nunca deixe a suas bolsas em bancos, cadeiras ou bares e lanchonetes longe de sua vista. Melhor ainda se você mantiver o contato visual e físico com suas bagagens. Portanto, coloque-as em contato direto com seu corpo e de forma que você possa sentir se alguém puxar. As perdas ocorrem geralmente em breves momentos de descuido.
3. Crianças sempre precisam de cuidados especiais. Cuidado com menores em aeroportos, onde geralmente há pessoas de diversas nacionalidades, mantenha-os sempre a vista, se possível de mãos dadas. Caso tenham que usar o banheiro, prefira os tipo família, e nunca deixem-nos sozinhos em hipótese alguma.
4. Ao despachar bagegens, inclusive de mão, certifique-se de estarem bem fechadas. Use malas com cadeados ou com segredos que são muito comuns hoje em dia. Identifique as malas de maneira visível, pois facilita até na hora de resgatá-la depois da viagem. Fitas de cores berrantes bem amarradas nas bagagens, garantem um contato visual apurado e dificulta a atuação dos meliantes nas esteiras.
5. Procure não dormir. Sabemos que isso é muito difícil pois com o aumento gradativo da demanda por viagens aéreas, ocasionou-se atrasos inevitáveis. Se por acaso tiver de descansar nos bancos dos aeroportos, o faça com as bagagens na frente do corpo ou usando-a como travesseiro ou encosto pois aí evitam-se furtos. Tenha sempre nas bagagens algum meio que permita que você amarre certas bagagens ao corpo.
6. Os aeroportos brasileiros geralmente são bastante seguros e possuem um aparato policial que facilita a ação caso necessário, além de demais órgãos de segurança aeroportuárias. Nem por isso, devemos deixar de nos acautelar de pequenas medidas que podem ser úteis à nossa própria segurança.
7. Procure deixar seus veículos em estacionamentos oficiais ou que possuam seguro, verifique a cobertura destes seguros.
8. Observe bem que está por perto quando for sacar algum dinheiro ou utilizar os caixas eletrônicos nos aeroportos. Ao menor sinal de terminal fraudado, comunique a polícia imediatamente.
Lembre-se que pequenas atitudes, como ter uma atenção mais dedicadas, evita ocorrência e muitos transtornos e aborrecimentos.