O Jetlag ocorre por causa da mudança nos fusos horários, geralmente causada por viagens de avião – daí a origem do nome: jet, em inglês, significa jato e lag, diferença de horário. O desconforto acontece por causa da mudança no ritmo circadiano, que é o relógio biológico que regula o funcionamento de quase todos os seres vivos. Quando nosso ritmo está em descompasso com o horário do local onde estamos, ocorre uma intereferência no período “luz/escuridão” a que nosso corpo está acostumado e isso gera os desagradáveis efeitos do jetlag.
É por isso que muitas pessoas sofrem com insônia ou ficam cansadas durante o dia depois de longas viagens que envolvem mudanças de meridiano. Para quem viaja muito, esse desconforto pode ser frequente e se transformar num verdadeiro pesadelo. Mas a tecnologia pode ajudar, e muito. Abaixo, separamos três sugestões.
1. Jetlag Genie
Esse aplicativo customiza planos de ação para antes, durante e depois da viagem, levando em conta suas informações de seu voo e hábitos noturnos, além de incluir um guia que orienta como e quando tomar melatonina, um hormônio natural que regula o sono. Só está disponível para o sistema iOS e custa $2,99.
2. Aplicativos de brain wave
Esse tipo de aplicativo emite ondas bineurais naturais do cérebro que prometem mudar a sua frequência, colocando-o em estado de atenção ou relaxamento, funcionando assim como um bom antídoto para os efeitos do jetlag. Para amplificar os efeitos é bom usar fone de ouvido. Eles estão disponíveis em iOS e Android, com os mais variados custos. Boas opções são o BrainWaves e o BrainWave Tuner.
3. Óculos Re-Timer
Cientistas australianos invetaram um óculos sem vidros (e bem parecido com os usados para esquiar) que emite uma luz verde, suave e livre de radiação UV. Como o ritmo biológico do corpo é ativado naturalmente pela luz absorvida pelos fotoreceptores dos olhos, a luz emitida pelos óculos promete ajustar o relógio biológico do usuário e reduzir o jetlag.
O site do produto possui uma calculadora, que prevê o tempo correto de uso do dispositivo para cada usuário. A desvantagem é o preço salgado: o Re-Timer custa 300 dólares australianos. Mas, dependendo da frequência de viagem, pode valer o investimento. Para comprar ou saber mais sobre o produto, é só acessar: re-timer.com
Por Júlia Cerchiaro