Para facilitar a administração de gastos durante viagens ao exterior algumas medidas são absolutamente essenciais.
Muitos acreditam que, que um dos melhores meios para pagamento de despesas internacionais é o cartão de crédito. Porém, o uso sistemático destes cartões pode implicar no pagamento de altas taxas, pois o valor da fatura varia com o câmbio de acordo com o dia de pagamento. É importante ressaltar que a cotação do dólar no dia de fechamento da fatura é quase sempre diferente do dia de pagamento da mesma e isso dificulta o controle.
Uma excelente forma de pagamento de despesas no exterior, mas pouco conhecida entre os turistas, é o cartão de viagens pré-pago em moedas estrangeiras, que pode ser usado para saque e débito na moeda do local de destino. Normalmente o melhor caminho é o uso de cartão pré pago em moeda estrageira, o Visa Travel Money é um deles, aceito para compras em quase 30 milhões de estabelecimentos e para saque em mais de 1 milhão de caixas automáticos ao redor do mundo. Pode ser carregado em dólares americanos, euros ou libras antes e durante a viagem, conforme a necessidade do cliente, e possuir senha e assinatura para maior segurança em casos de extravio. Diferente dos cartões de crédito convencionais, este tem isenção de anuidade e as taxas e encargos são inferiores – enquanto no cartão pré-pago é cobrada taxa de 0,38% de IOF para as cargas, no cartão de crédito a IOF é de 2,38% sobre todas as transações. Entre outras vantagens, há ainda o acesso ao saldo e ao extrato online, a reposição em caso de perda ou roubo e um programa de assistência emergencial global.
É importante no entanto levar na viagem a moeda corrente em espécie, de acordo com o país de destino, assim, evita-se despesas desnecessárias com a troca de moedas durante o tempo fora do Brasil. Para isso, as diversas companhias que oferecem a adesão ao cartão, tem a opção de troca de mais de dez tipos de moedas estrangeiras e proporcionam a entrega de valores em nível nacional, o que garante segurança e agilidade para os clientes.