Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 16:11

Como tirar o visto americano

Há pouco tempo tirar um visto americano era um procedimento um pouco complicado. Além dos muitos documentos a apresentar era necessário encarar filas quilométricas para um atendimento. No entanto, as autoridades americanas perceberam que o Brasil tem gerado uma grande movimentação nas áreas de turismo, negócios e educação, fazendo com que remodelassem o processo de solicitação de visto para um modelo mais ágil.

Nos dias de hoje, apesar de ainda burocrático, a proposta é fazer com que o interessado consiga tudo com maior rapidez.

Em abril de 2012, o Consulado Americano mudou alguns procedimentos para obtenção do visto, afrouxando um pouco as rígidas regras de antes. A principal referência agora são os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), e estes estão disponíveis em várias cidades do Brasil. É para o CASV que o solicitante deve levar a documentação exigida de acordo com o tipo de visto desejado e tirará as impressões digitais e a foto – que antes tinha que ser levada impressa.

O formulário DS-160

O primeiro passo é preencher um formulário chamado DS-160, disponível no site www.ceac.state.gov/genniv . Ele deve ser preenchido em inglês com informações completas e atualizadas, na vacile na etapa 1, se houver erros,vai te consumir muito mais tempo reiniciando o procedimento. O mais chato, no entanto, é que esse site é lerdíssimo.

Também é importante adicionar uma fotografia atualizada durante o preenchimento do fomrulário.
Preencheu corretamente, aí começam as despesas básicas. Efetue o pagamento da taxa de visto, o valor é de U$$160 e pode ser pago com cartão de crédito ou em dinheiro através das agências bancárias do citibank. Por sorte esta será a única taxa a ser paga.

Se for seu primeiro visto americano, o próximo passo é a entrevista, para agendar você precisará ter o código de barras que do seu formulário DS-160 e o recibo de pagamento da taxa. O agendamento pode ser realizado através do site brazil.usvisa-info.com é importante que você já tenha o número de seu passaporte.

Infelizmente (e isso é chato) não dá pra saber quando você será chamado para a tal entrevista, depende da demanda e do local onde ela irá acontecer, o bom é que um doa passos finais e ainda há um novo agendamento de coleta de dados como impressão digital que deve ser feito antes da realização da entrevista.
Após a coleta de impressões digitais, ocorre a entrevista que possivelmente será no consulado ou na embaixada americana. Novamente: lembre-se de apresentar o passaporte e o formulário com o código de barras.

Os menores de 16 anos de idade e os maiores de 65 anos não necessitam efetuar entrevista, a não ser que a embaixada julgue necessário por algum motivo específico.

Depois de eceutados todos os procedimentos envolvidos é a hora de saber que foi aprovado. Cumpre lembrar que é dificil não receber o visto, o único problema mesmo é a morosidade. Então se você planeja viajar aos Estados Unidos é sempre antecipar os procedimentos de requisição do visto americano.

Outras informações podem ser adquiridas direto na fonte, acesse o site da Embaixada Americana no Brasil.

Tipos de Visto

Tipo de visto [ Finalidade ]

  • B-1 [ Negócios ]
  • B-2 [ Turismo ]
  • C-1 [ Trânsito ]
  • F-1/F-2 [ Estudante ]
  • J-1/J-2 [ Programa de intercâmbio ]
  • M-1/M-2 [ Estudante vocacional ]

Estudantes e intercâmbio

Para estudar nos EUA ou fazer intercâmbio,  se faz necessária a apresentação de formulários específicos, preenchidos e assinados. Estes formulários são emitidos diretamente pela escola nos Estados Unidos. Consulte a página para estudantes da Embaixada Americana.

Para a entrevista

No dia da entrevista, tenha em mãos

  • A página impressa de confirmação do preenchimento online do formulário DS-160;
  • Passaporte com validade de pelo menos seis meses a partir da data de viagem;
  • Comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto (MRV)previamente paga numa agência autorizada do Citibank.
Não se esqueça, o que a embaixada mais tenta evitar numa entrevista é a imigração. Então é bom ter documentos que comprove seu vínculo com o Brasil, tais como

 Carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, contracheques, certidão de casamento ou nascimento, extratos bancários, declarações de instituições de ensino, comprovantes de posse de automóveis e imóveis ou qualquer outro recurso financeiro;

Se for o caso: Passaportes vencidos, documentos de outras pessoas que irão viajar com você, especialmente se forem membros da família.

Duração do visto

O visto de  entrada a turismo e negócios pode valer até dez anos. Normalmente os Vistos de cinco anos ainda válidos não são estendidos automaticamente, ou seja, é necessário entrar com um pedido de renovação no consulado para obter o prazo de dez anos. No entanto o procedimento de renovação é bem mais simplificado.

Isenção de Visto

Pra quem esperava uma possível isenção na exigência do visto americano, por conta das recentes conversas bilaterais entre Brasiil e EUA é bom não contar com isso tão cedo, o Brasil não cumpre as exigências para isenção do visto e esta burocracia não tem hora pra cessar.

Fonte: ZPop, viajeaqui.com