Publicado em 4 de maio de 2015 às 15:16

Dicas para a sua viagem de carro pela Califórnia

Para fazer a tão cobiçada viagem de carro pela orla e desertos da Califórnia, separamos algumas dicas que irão te ajudar a aproveitar o máximo as belezas da jornada com o maior conforto possível.

Existem algumas opções de trajetos para se fazer no passeio, dependendo dos lugares que você irá visitar. Separamos dicas para algumas que proporcionam vistas diferentes e imperdíveis.

Rotas

San Francisco – Los Angeles:

trecho-highway-1

Trecho Highway 1 – Foto por Daniel Hartwig com CC

Para fazer a viagem da orla do estado sempre faça de São Francisco em direção a Los Angeles. Nesse sentido você viajará do lado da orla e aproveitará muito melhor as paisagens, além da maior facilidade para estacionar para tirar algumas fotos, já que é desse lado que ficam alguns espaços e mirantes que permitem uma parada, e você não precisará atravessar a rodovia. Não se esqueça de selecionar em seu GPS o caminho pela Highway 1 – há rotas mais curtas pelo interior e o GPS pode te mandar para lá. O trajeto é um pouco longo, em média 720 km, então para aproveitar melhor o passeio, sem pressa e desgastes, é recomendado que se durma ao menos uma noite em cidades no caminho. Vale a pena também parar para conhecer algumas cidades do caminho, são todas pequenas e muito charmosas.

Los Angeles – Las Vegas (Nevada):

trecho-rota-66

Trecho da Route 66 – Foto por Curtis Perry com CC

O trajeto passa por paisagens do deserto e é possível atravessar em um só dia. A distância entre as cidades é de 450 km e é possível, durante o caminho, pegar a famosa Route 66. Há placas com indicações para sair para a rota. Há vários postos de abastecimento no caminho, mas há alguns trechos grandes sem nenhum posto, então é recomendado que se deixe o carro sempre com uma quantidade regular de combustível. A cidade Calico Ghost Town fica no trajeto e é muito interessante para se conhecer: lembra as famosas cidadezinhas do “faroeste”.

San Francisco – Yosemite Park:

yosemite-park

Yosemite Park – Foto por Fumi Yamazaki com CC

O parque de Yosemite tem vistas de tirar o fôlego e muitas atrações naturais como as famosas sequoias gigantes. O caminho para chegar lá também não deixa a desejar. Para visitar o parque é recomendado que se hospede lá por um ou dois dias. A viagem entre São Francisco e Yosemite dura em média quatro horas.

Las Vegas – Grand Canyon:

grand-canyon

Grand Canyon – Foto por Moyan Brenn com CC

Para visitar o Grand Canyon você precisará passar algumas noites. A viagem de carro de Las Vegas dura seis horas e a hospedagem pode ser feita em um dos seis hotéis que ficam no Grand Canyon Village (as reservas têm que ser feitas com muita antecedência) ou em cidades próximas. Há no caminho entre Las Vegas e o Grand Canyon, há aproximadamente 200 km de Las Vegas, a atração imperdível Grand Canyon Skywalk. A passarela de vidro em cima do precipício, em meio aos penhascos é uma experiência inigualável.

Para dirigir nos Estados Unidos

Para poder dirigir no país, vindo do Brasil, as únicas exigências são que o motorista seja habilitado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tenha 21 anos ou mais. Ter a Carteira Internacional de Habilitação, porém, pode facilitar a sua vida quando solicitado o documento de habilitação pelas autoridades em rodovias, por exemplo.

As regras de trânsito são basicamente as mesmas do Brasil e as estradas no país são todas muito boas. A única regra diferente é que todas as conversões à direita são liberadas, mesmo se o sinal estiver fechado a não ser que haja placas indicando que é proibido.