Nem todo mundo que anda de avião realmente se sente à vontade com a viagem, certo?
Embora, o veículo seja um dos mais seguro do mundo, muitas pessoas sentem medo, sim, na hora de voar.
Por isso, a parcela dessas pessoas que tem temor em estar nas nuvens procuram comprar as suas passagens sempre para os lugares mais seguros da aeronave.
Mas espera aí, será que esse assento existe mesmo?
Um levantamento feito pela revista “Time” mostrou que os viajantes que sentam nas poltronas do meio – entre outros dois assentos -, na parte traseira do avião, têm maiores chances de sobreviver à desastres. O resultado da pesquisa teve base nos dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
A revista americana “Popular Mechanics” também seguiu a mesma linha de raciocínio. Em seu estudo, o periódico analisou os acidentes aéreos, desde 1971, e concluiu que o lugar mais perigoso do avião é a parte da frente, onde a chance de sobrevivência é de 49%. Nos assentos próximos às asas, a probabilidade aumenta para 56% e nas poltronas do fundo, sobe para 69%.
Já a Boeing, uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, declarou que todos os lugares do avião são igualmente seguros, desde que os passageiros estejam com os cintos de segurança afivelados.
Por outro lado, a averiguação feita pela Universidade de Greenwich mostrou que a maioria dos sobreviventes de acidentes aéreos estavam sentados até sete fileiras de distância da saída de emergência mais próxima.
O que podemos concluir disso tudo? Não há consenso nas respostas das averiguações. No entanto, se você não tiver como escolher a poltrona, não se preocupe. A verdade é que nem mesmo os pesquisadores e pilotos são unânimes ao responder essa questão. Mas lembre-se: as chances de acontecer algum acidente mortal com um avião são baixíssimas.