Hostel (ou albergue) é um meio de hospedagem, com preços mais baratos. Quando você quer viajar e procura gastar pouco, pode ser uma boa solução. Eles podem ser tanto pousadas quanto casas adaptadas para hospedar os viajantes e são menos formais que os hotéis convencionais.
O “boom” dos Hostels se deu de uns 15 anos pra cá. Antes no Brasil e Portugal, eram chamados albergues da juventude o que contribui e bastante pela sua não popularização por aqui, por conta da palavra albergue ser sempre associada a hospedagens de péssima qualidade. Isso não uma verdade.
A diferença é que em um hostel os quarto não são privados. Por isso eles tem como característica integrar diferentes culturas. Alguns podem até oferecer quartos diferenciados para casais ou famílias, mas o público alvo desse tipo de hospedagem são os mochileiros e os viajantes mais jovens. Há inclusive hostels ao redor do mundo que nem aceitam hóspedes maiores de 30 ou 35 anos.
Quanto a toalha e roupa de cama, depende do lugar. Alguns fornecem, outros alugam. E para poder passear sem se preocupar com os pertences, os hostels tem armários privados que cada um tranca com um cadeado. Caso você não tenha, dependendo do lugar eles podem fornecer ou alugar também.
Os jovens viajantes podem até preferir esse estilo de viagem pois o hostel geralmente tem uma área comum onde pode ter até tv, video game, livros, etc. Alguns também oferecem um espaço de cozinha onde você pode deixar seus mantimentos e cozinhar na hora das refeições.
Pra quem viaja constantemente, uma boa opção é associar-se a organismos que mantém reservas integradas em rede de hostels em várias partes do mundo, como a Hi Hostels, por exemplo. O associado obtem diversas vantagens, incluindo descontos em mais de 30 países, inclusive no Brasil.
Para pesquisar hostels no mundo, clique aqui.