Se você viaja bastante com certeza já ouviu falar de “Bed and Breakfast”, certo? Ainda não? Então nós explicamos para você.
O Bed and Breakfast, também conhecido como B&B, é um serviço de hospedagem econômico. No entanto, a modalidade ainda é pouco conhecida em solos brasileiro, sendo mais comum nos EUA e na Europa.
O serviço segue à risca o seu nome. Não entendeu? É simples. A tradução livre do termo é “cama e café da manhã” e é somente isso que o hóspede tem direito nessa estadia. Mas você sabe a diferença do Bed and Breakfast para as outras alternativas de hospedagem, como os hotéis e os albergues?
Não é nem um bicho de sete cabeça: um morador local abre a sua casa para viajantes, que utilizam quartos privativos mediante o pagamento de uma diária. Ou seja, o hóspede pode usufruir do conforto de uma casa particular e, de quebra, economizar, já que os custos do B&B chegam a ser mais baratos do que os hostels.
Como o nome deixa explícito, o cafe da manhã precisa estar incluso no pacote, e quem cuida disso é o próprio dono da casa.
Vale lembrar que o Bed and Breakfast é para quem não faz questão de luxos e mordomias. Em boa parte das estadias, os quartos não têm banheiro privativo e outras facilidades de hotéis e pousadas, como TV e serviços extras de funcionários, por exemplo.
A serventia, que surgiu na Irlanda, na década de 1980, já conta com um portal internacional de busca com milhares de residências cadastradas. No Brasil, algumas cidades já têm boas opções nesse serviço, disponíveis em sites como o BBrasil.
Se você deseja entrar para esse mercado, não é preciso sequer falar inglês – ou qualquer outra língua – para ser um anfitrião. Basta ser paciente, extrovertido e gostar de receber pessoas. Que tal? Confira algumas dicas importantes para quem quer se hospedar no Bed and Breakfast:
Vantagens
- Convívio com os moradores e contato com os hábitos e cultura locais;
- O anfitrião oferece um atendimento personalizado, com dicas de passeios e roteiros conhecidos apenas pelos moradores locais;
- Opções variadas de hospedagem, de quartos modestos a suítes em coberturas;
- Há associações que reúnem vários estabelecimentos, classificados por perfis de hospedagem.
Fique de olho
- Pesquise o perfil do anfitrião: se aceita fumantes, crianças e animais de estimação;
- Verifique se o banheiro é compartilhado com outros hóspedes ou se seu dormitório será suíte;
- Observe as normas internas da casa, como os horários;
- Avise o anfitrião sobre o horário de sua chegada;
- Pergunte se irá receber uma cópia da chave da casa.