Publicado em 4 de abril de 2013 às 11:50

Planejar a viagem por conta própria ou optar por pacote de turismo?

Quando se está pensando em fechar um pacote para as férias, uma dúvida é quase inevitável: adquirir cada serviço envolvido na viagem de forma individual ou contratar pacotes fechados em agências especializadas?

A resposta é: depende. É possível se divertir e economizar em ambas as formas.

Cabe a cada um avaliar os prós e contras de cada opção, escolhendo aquela que mais combina com o seu estilo de vida.

Aos fãs da liberdade

Pesquisar o roteiro, avaliar preços, escolher hotéis e passeios, alterar datas e destinos… Essas são as principais vantagens de quem opta por viajar por conta própria, sem a ajuda de um agente de viagens.

Muitas pessoas preferem este meio de curtir férias, pois podem fazer tudo exatamente da forma que planejaram, ou, ainda, mudar tudo na hora que bem entenderem.

No entanto, quem opta por esse tipo de passeio deve levar em consideração algumas desvantagens:

• Hotéis: as acomodações podem ficar mais caras quando não estão vinculadas a um pacote, a não ser que o viajante não se importe em passar as noites em albergues ou hotéis de categorias inferiores. Utilize ferramentas de busca e comparação de hospedagens como o Booking.com;
• Alimentação: caso o hotel não ofereça refeição, o viajante terá mais este gasto para se preocupar;
• Transportes: para ir de um lugar a outro, será necessário gastar com os meios de transporte do local. Mesmo para os passeios dentro da cidade, terá de arcar com os custos da condução, a não ser que não se importe de gastar sola de sapato para caminhar longas distâncias.

Tem hora para tudo

A certeza de um lugar confortável para dormir, a possibilidade de conhecer todos os pontos turísticos da cidade e contar com a presença de um guia que conhece tudo e tira todas as suas dúvidas, seja lá onde for, estão entre as vantagens de viajar com o respaldo de uma agência.

Além disso, com relação ao custo, por fecharem muitos pacotes e terem bons relacionamentos e contratos, as agências de viagens podem oferecer melhores preços. Se você optar por todos os serviços, como passagem, hospedagem, translado (trajeto aeroporto-hotel-aeroporto) e city tour.

No entanto, optar por esta praticidade também tem suas desvantagens

• Limites: todos os passeios têm hora para começar e terminar. Não importa se você ficou até tarde numa balada na noite anterior. Se quiser sair com o grupo para o city tour, terá que acordar cedo na manhã seguinte, obedecer horários e manter o bom humor!
• Muitos pacotes compreendem diversos serviços que abrangem a viagem, mas chegando ao destino os destinos e guias são pagos à parte. É bom checar detalhes e preços dos tours antes da viagem, do contrário a curtição pode sair bem cara.
• Roteiro: se você quiser ficar mais em determinado lugar, terá de arcar com os custos extras de sair dali, pois não há flexibilidade. Além disso, corre o risco de perder a atração seguinte, pelo mesmo motivo.

Avalie o seu momento?

Conhecidas algumas vantagens e desvantagens, é preciso por fim traçar o seu perfil. Em que momento turístico você está?

1. Quer fazer novas amizades, curtir um passeio em grupo com todas as brincadeiras de uma excursão?
2. Está tão estressado que não quer nem pensar em agitação, quanto mais em horários?
3. Não se sente seguro para viajar sozinho?
4. Quer seguir um grupo sem ter que pensar em hospedagem, programação, transporte e etc?

Agora é com você. Sozinho ou em grupo, com ou sem agência… faça a escolha que mais lhe agrade e aproveite. Boa viagem!