Você já pensou em viajar sozinho? Sente vontade mas tem medo? Conhecer novos lugares desacompanhado já virou uma realidade para os brasileiros. E atualmente as pessoas estão se tornando cada dia mais adeptas à essa prática. Que tal dar-se o luxo de seguir os seus próprios interesses?
No início pode bater medo, mas, com certeza, será uma baita experiência. Pelo meio do caminho, você pode fazer novas amizades, adquirir autoconhecimento, lidar com imprevistos e ter uma gratificante sensação de liberdade. Será um momento perfeito para fazer reflexões e suas próprias escolhas, sem a interferência de terceiros.
Isso é o que diz Raquel Fialho, de 20 anos. Para a estudante de jornalismo, a experiência pode até ter sido complicada no começo, mas o final foi incrível. “É difícil, ainda mais se você não tem um domínio bom com a língua. Nos primeiros dias você estranha tudo, as pessoas, as comidas e o fuso horário, mas é uma experiência incrível e com certeza iria de novo. É o dinheiro mais bem gasto, porque a bagagem cultural fica pro resto da vida.”
E agora? Tomou coragem? Antes de cair no mundo, a sua primeira viagem independente tem que ser muito bem planejada. Ter todos os documentos necessários e decidir o local de estadia com antecedência são alguns dos requisitos mais importantes.
Se você se empolgou e quer planejar a sua próxima aventura sem companhia, confira as nossas dicas e pegue o gosto de decidir os seus próximos passos sozinho. Vem você também!
Escolha o destino certo
Prefira um lugar apropriado para esse tipo de viagem. Se você não se arrisca no inglês, ir para o Peru, Colômbia, Chile e Argentina pode ser uma boa opção. Esses países oferecem passeios para mochileiros e tem a língua parecida com o português. Cidades como Nova York e Madri também são indicadas para viajantes solitários, pois oferecem bons serviços, como transporte e restaurantes de todos os tipos.
Planeje a sua hospedagem antecipadamente
Se você quer conhecer novos lugares e ainda economizar, é melhor resolver algumas questões com antecedência. Como é o caso das acomodações. Primeiramente, considere as opções mais baratas, como casa de hóspedes, hostel ou pequenas pensões. Estes estabelecimentos são mais acessíveis e oferecem comodidade.
Documentos
Não esqueça de verificar os documentos necessários para a viagem, principalmente se for uma internacional. Sempre esteja com o passaporte e averigue se o país escolhido precisa de visto. Sempre os tenha na mão para evitar imprevisto. Guarde-os em um lugar seguro e leve uma cópia autenticada, caso perca as originais.
Faça malas leves
Quando se trata de viajar sozinho, escutar os conselhos da mãe pode não ser uma boa escolha. “Leva mais uma blusa, meu filho, lá é muito frio”. Lembre-se de levar somente o necessário e deixar aquele espaço vago para as compras que rolam no meio do caminho. Além disso, é bom não abusar do peso, afinal, você é quem vai carregar tudo.
Fique conectado
Tenha o seu celular desbloqueado, assim você pode usar um chip diferente em cada país por onde passar. Tenha os aplicativos Whatsapp, Viber e Skype instalados no seu smartphone para que você possa se comunicar com a sua família e amigos sempre que você tiver acesso à internet.
Desfrute as refeições como um viajante independente
Para conhecer novas pessoas em restaurantes, sempre escolha locais que tenha um bar. Outra dica é ir para estabelecimentos com mesas coletivas ou cafés, esses são os lugares mais propícios para fazer novas amizades e, na maioria das vezes, dá para conseguir acesso livre ao Wi-Fi.
Segurança
Não permaneça em lugares isolados ou desertos, principalmente à noite. Agende a sua chegada em um novo destino sempre durante o dia. Evite a ajuda de estranhos, se você se sentir inseguro e não tenha medo de perguntar algo para alguém quando estiver com dúvidas.
Registre tudo
Algumas pessoas consideram o excesso de fotografia em uma viagem como um problema, pois dizem que na verdade devemos curtir o momento e não tirar fotos. Não siga esse conselho! Fotografe tudo, faça as imagens mais clichês e as poses que todo mundo tira. Você não sabe quando vai voltar naquele lugar novamente, então aproveite! Também leve um aparelho para ouvir músicas e um livro, boas opções para quem estará sozinho.
Seja sociável
Por fim, desapegue da vergonha. Se a sua intenção é conhecer gente nova, converse, pergunte, deixe a timidez para lá e interaja com as pessoas que conhecer. Mesmo se passar vergonha, lembre-se: você está em outro país, ninguém te conhece mesmo.