Viajar é coisa de rico? Não mais. Nos dias de hoje, conhece muitos lugares quem, na verdade, gasta menos com outras coisas. Contudo, o hábito de gerenciar o próprio dinheiro parece mais um bicho de sete cabeça para alguns, quando esse problema é mais fácil de solucionar do que realmente parece, ainda mais se o prêmio final é aquela tão sonhada viagem.
Com algumas mudanças na rotina e principalmente nos hábitos, é possível, sim, juntar um bom dinheiro para viajar, sem passar nenhum tipo de sufoco. Parece difícil, mas não é. Como prova disso, confira algumas dicas que podem te ajudar a economizar e se preparar para visitar os lugares que quiser, e o melhor, quando quiser. Vem ver, não perca tempo!
1) Monte uma lista detalhada de tudo que você gasta em um mês
Como já dizia Paulinho da Viola: “Dinheiro na mão é vendaval”, então, para início de conversa, fazer um orçamento mensal é o primeiro passo para tudo dar certo. É essencial saber quanto se ganha e quanto se gasta por mês, ou seja, se você não parar para colocar tudo na ponta do lápis, o dinheiro vai embora sem ao menos você perceber.
Anote tudo em um caderno, agenda e até em uma planilha de excel. Se ao final do mês os seus gastos forem maiores do que seus ganhos, você tem um sério problemas em mãos. É esta a hora de tesourar o que der até as contas baterem.
2) O famoso cofrinho
Pode parecer bobagem, mas de dois em dois reais, dá para se chegar aos 50, 100 e assim por diante. Sabe aqueles trocados que sobraram da padaria, do posto de gasolina, ou da lanchonete? Para guardar as suas moedas e até algumas notas, utilize o bom e velho cofrinho. Pode ser um vidro grande, um porquinho ou até mesmo uma poupança. O importante mesmo é ter um lugar para guardar o dinheiro.
3) Mude seus hábitos
Em vez de pagar caro por uma mensalidade na academia, que tal praticar exercícios em casa? Ou mesmo substituir as horas de malhação por simples atividades ao ar livre? Outras sugestões, nesse mesmo sentido é preparar o próprio almoço em vez de almoçar fora ou em vez de ir ao salão para fazer as unhas, ser a sua própria manicure. A dica é cortar gastos e, de quebra, tornar sua vida muito mais ativa.
4) Corte as coisas supérfluas
Quem nunca gastou com besteira atire a primeira pedra. Claro que muito do que é barato demais custa caro depois, mas, nos dias atuais, é possível fazer a troca por marcas caras por produtos mais acessíveis. Comprar genéricos e usar produtos que mantêm a mesma qualidade, mas que são mais populares em relação a outras marcas, são boas opções para poupar uma boa grana.
5) Pesquise os preços
Deixe a preguiça para lá. Com a atual crise no país, é preciso pesquisar muito para conseguir economizar, seja para comprar uma passagem aérea, uma mala nova, um carro ou até uma calça jeans. Os preços costumam variar muito de loja para loja ou de mercados para mercados, isso é fato. Fique atento em épocas de promoções! Compare o custo dos produtos e mercadorias em classificados ou internet.
6) Use programa de milhagem
Sempre que for comprar uma passagem aérea, use programas de milhagem. Dessa forma, será possível usar milhas para voos promocionais, além de participar de ofertas especiais.
7) Pense antes de usar o cartão de crédito
Já pensou em ‘esquecer’ o cartão toda vez que sair de casa? Essa atitude pode se tornar uma bela aliada nas suas economias. Não utilizar o cartão de crédito é uma ótima opção para aquelas pessoas que não resistem a uma tentação.
8) Faça você mesmo
Para muitas pessoas, sextas e sábados à noite em casa são sinônimos de delivery. Este hábito costuma comer uma boa fatia do salário e sem se dar conta muitos gastam horrores pedindo comida em casa. Por isso, a recomendação é fazer a própria janta, nem que seja algo rápido. Hoje em dia, há diversos sites e canais no Youtube com dicas e receitas para quem quer cozinhar sem perder muito tempo e até mesmo sem gastar muito.
9) Faça programas alternativos
Em vez de ir para a balada toda semana, jantar em restaurantes caros ou fazer compras no final de semana, que tal fazer piqueniques no parque, ir à feira ou frequentar programas culturais gratuitos? Ainda nesse sentido, vá ao cinema somente nos dias promocionais e evite comprar pipoca, refrigerantes ou outras guloseimas. Assim, você consegue se divertir, mas sem gastar tanto.
10) Mantenha o foco
Chegamos a ultima dica, mas não a menos importante: não desista e não se deixe levar. Mantenha sempre o foco no que tanto almeja. Não é fácil abrir mão de algumas coisas quando se está acostumado a tê-las. No entanto, lembre-se: todo o esforço será temporário e com o dinheiro guardado será possível realizar a sua viagem dos sonhos. Está esperando o que? Comece agora o seu planejamento e se torne um contínuo viajante!