Acumular milhas nos programas de fidelidade das companhias aéreas pode ser muito fácil, principalmente pelo cartão de crédito. Mas quem não viaja muito nem sempre pode ou quer utilizar estes pontos em passagens. A sua pontuação não é transferível, mas é possível emitir passagens para outras pessoas que não o titular da conta. E aí entram os serviços de compra, venda e troca de milhas, que começaram a surgir a partir deste impasse e ganham cada vez mais espaço, mesmo que a prática seja proibida pelos regulamentos dos programas de milhagem.
Vender suas milhas não é ilegal, não existe nenhuma regulação oficial ou lei que te impeça de vendê-las. Mas todos os principais programas de milhagem de companhias aéreas brasileiras proíbem a prática emseus regulamentos, com o qual o cliente tem que concordar para aderir ao programa. Segundo os regulamentos do Smiles da GOL, do TAM Fidelidade, do Tudo Azul e do Amigo, da Avianca, se for comprovada a venda de milhas o associado será excluído do programa, além sofrer as “medidas judiciais cabíveis”.
O site Hot Milhas, um dos principais no serviço de compra de milhas, considera esta cláusula abusiva, pois fere o direito do consumidor de fazer o que quiser com um “bem” que conquistou principalmente usando seu cartão de crédito.
Antes de vender suas milhas, tenha certeza de que não vai querer usá-las para não se arrepender depois. Também é vantajoso tentar ganhar algum dinheiro se seus pontos estiverem para vencer (a validade normalmente é de 2 anos). Procure a melhor cotação entre os sites confiáveis para conseguir o máximo de retorno. A cotação funciona em um sistema de oferta e demanda. Emjaneiro, por exemplo, quando mais pessoas estão procurando passagens, a cotação sobe, já que a oferta de milhas tende a ser estável.
É grande a quantidade de sites especializados na compra e venda de milhas. Para garantir a segurança, procure por empresas com mais anos no mercado, que têm CNPJ e número de telefone fixo para contato. São dois tipos diferentes de serviço: as empresas que compram as milhas dos clientes e trabalham com um sistema de cotação, como o Hot Milhas, e os que apenas mediam a operação entre alguém que quer comprar milhas e alguém interessado em vendê-las, como o Max Milhas.
No Hot Milhas, o interessado informa a quantidade de pontos que tem para vender (o mínimo é 10 mil para o TAM Fidelidade e 20 mil para o Smiles), seu nome, seu e-mail e o site vai responder com a cotação e com o valor a ser pago por aquele tanto de milhas. O email também tem uma lista de todas as informações necessárias para fazer o cadastro – nome, CPF, endereço, telefone, informações para depósito na conta bancária e informações da sua conta TAM Fidelidade ou Smiles. O pedido é analisado e, se for aprovado, o dinheiro é depositado na conta do cliente antecipadamente. Só depois a senha de resgate do programa de fidelidade deve ser passada ao Hot Milhas para a emissão da passagem.
A empresa fica com seus dados até a utilização total dos pontos vendidos, depois apaga tudo do banco de dados. O site garante que o risco é zero, mas mesmo assim recomenda que o cliente mude sua senha de resgate 5 dias após a utilização do total de milhas.
O Max Milhas é bem diferente. Primeiro é preciso fazer um cadastro no site, bastante simples e sem precisar de aprovação. E aí você pode vender suas milhas ou comprar passagens aéreas emitidas pelas milhas de alguém. O site não compra as milhas, apenas faz o intermédio das transações. É possível negociar pontos dos programas Smiles, TAM Fidelidade e Tudo Azul.
O vendedor não precisa passar os dados de acesso do programa de fidelidade para ninguém, ele mesmo pode emitir a passagem. Quem deseja comprar uma passagem deve pesquisar as ofertas no site e escolher uma delas. Depois disso, o comprador escolhe um usuário que está ofertando suas milhas e que tem quantidade suficiente para o voo selecionado. O preço disponível para a visualização do comprador já tem embutida uma taxa de 15% cobrada pela empresa pelo serviço. O Max Milhas recomenda que a compra seja feita de um mesmo usuário, com milhas suficientes para emitir bilhetes de ida e volta.
Neste site não existe um sistema de cotação, é o próprio vendedor que determina o preço de suas milhas. Cada vendedor tem uma nota, de uma a cinco estrelas, para que na hora de escolher, o cliente possa optar pelo mais confiável. Esta nota é baseada na quantidade de negociações de sucessorealizadas e no tempo demorado para a emissão da passagem (o máximo é de 8 horas). O serviço de emissão de passagem pela própria Max Milhas só é oferecido aos parceiros cinco estrelas. Neste caso a operação é mais rápida porque empresa tem os dados do usuário para emissão de passagem.
O negócio pode ser muito vantajoso para os dois lados, mas lembre-se de pesquisar o preço da passagem com companhias aéreas antes de fazer a compra para se certificar de que não vai pagar mais caro por aquele trecho.