Passar pela verificação de bagagens é sempre um desconforto, sobretudo para os “voadores de primeira viagem”, por isso um pouco de leitura e cautela pode evitar muitos dissabores, perdas de tempo e de ítens próprios ou recém adquiridos.
As dicas abaixo foram formulados baseando-se na experiência de viagens à Europa, onde é comum transitar entre mais de um país, sobretudo os estudantes em intercâmbio que aproveitam as companhias aéreas de baixo custo e suas passagens baratas, para visitar vários países durante o período de estudos no exterior. Confira.
Dimensões e peso
Na maior parte das companhias aéreas, o tamanho da bagagem de mão não deve exceder os 55 x 40 x 20 cm, o peso varia mais entre companhias, entre 8 e 10 kg é bem tolerado, o que já é mais do que no Brasil on de sugere-se 7kg.
É preciso sempre confirmar estes dados no website da companhia aérea em que for viajar. Este texto serve para nortear o passageiro, mas as variações não são incomuns, convém checar.
As companhias aéreas low-cost ou baixo-custo, tem as suas próprias especificações, e normalmente são bastante rígidos nestas questões. Excessos aumenta a logística, o consumo e, portanto, os custos.
Se o peso e as dimensões da bagagem de mão excederem os limites determinados pela comapnhia áerea, você vai ter que pagar uma taxa extra e o baixo-custo começa mostrar suas garras.
Veja algumas especificações companhias aéreas low-cost:
Ryanair – 55 x 40 x 20 cm e 10 kg.
easyJet – 56 x 45 x 25 Cm, sem restrição de peso.
Flybe – 50 x 35 x 23 Cm e 10 Kg.
Transavia – 55 x 35 x 25 Cm e 10 Kg.
Jet2 – 56 x 45 x 25 Cm e 10 Kg.
Wizz Air – 55 x 40 x 20 Cm e 10 Kg.
Germanwings – 55 x 40 x 20 Cm e 10 Kg.
TUIfly 1 mala de – 55 x 40 x 20 Cm e 6 Kg.
Não se esqueça de checar com a sua companhia aérea! Estes valores mudam como muda a direção do vento. Ainda assim, são boas referências, para que possa organizar antecipadamente o que pode levar.
Observe ainda, que além destes limites, na maioria das companhias low-cost pode-se levar apenas uma bagagem de mão por pessoa.Na dúvida, melhor fazer isso também, do que ter que descartar bagagens para não perder a viagem.
Fique atentos também às bolsas femininas que, dependendo do volume, poderão são consideradas como bagagem de mão.
Objetos permitidos
Depois de peso e dimensões, precisamos saber que objetos poderemos levar. A fiscalização é implacável e não queira perder a viagem por conta de apego a certas coisas. Sabe aquele tesourinha de estimação? Deixe em casa.
Pode-se levar objetos de higiene pessoal como: escova e pasta dos dentes, desodorizante, gel e espuma para o cabelo, entre outros, mas tudo o que for líquido ou em gel tem um limite máximo de 100 ml. E considera-se líquidos coisas que você poderia jurar que não são líquidas:
- Bebidas como sopa e água, cremes, loções, batom, óleos e perfumes;
- Sprays e recipientes sob pressão como desodorizantes, espuma para o cabelo e de barbear;
- Creme dental e sabonete líquido;
- Líquido de lentes de contato.
Todos estes produtos precisam estar acomodados em um único saco de plástico transparente, com as dimensões máximas de 20 x 20 Cm, mas, alto lá! Além das dimensões, existe mais umas regrinhas para o saquinho, seguem:
- Não deve exceder 1 litro de capacidade;
- Deve estar completamente fechado;
- Os itens devem caber dentro do saco de uma forma natural, ou seja, nada de saco estar muito cheio;
- Deve ficar na bagagem de mão num local de fácil acesso pois a maioria das vezes, nos pontos de verificação da bagagem, pedem para ver os itens guardados nesse saco.
Você levar também uma manta ou pequeno cobertor para maior conforto, máquinas fotográficas e notebook também são tolerados.
No entanto, o notebook ou tablet deve ser retirado da mala ao passar nos pontos de verificação da bagagem de mão.
Objetos proibidos
A bagagem de mão não poderá conter os seguintes objetos(embora alguns possam ser despachados):
- Artigos desportivos como taco de basebol e stick de hóquei;
- Facas e qualquer tipo de instrumento cortante como tesouras, por exemplo, por menor que sejam.
- Armas de fogo e munições;
- Chaves de fendas e alicates;
- Isqueiros, fósforos e outros inflamáveis
Para finalizar, mais recomendações:
Para uma viagem mais tranquila e sem maiores perdas de tempo, recomenda-se que leve na sua bagagem de mão os seguintes itens:
- Notas fiscais da máquina fotográfica ou computador portátil que confirmem, na volta pra casa, que não foram comprados fora do país;
- Se você estiver tomando algum medicamento, leva-o, mas não se esqueça de levar também a receita médica.
Da redação, com informações guia-viagens.aeiou.pt