Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 12:04

15.000 torcedores do Corinthians tumultuam Aeroporto de Guarulhos

Segundo a Polícia Militar, cerca de 15 mil torcedores do Corínthians se aglomeraram junto ao portão 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Cumbica, na noite desta segunda-feira(03/12) para render homenagens ao time que partiu para o Japão para a disputar o Mundial de Clubes da Fifa. Uma grande parte invadiu o saguão da Asa D, logo após a chegada dos jogadores e transformaram o local em arquibancada de estádio, com direito a disparo de extintores e bombas.

Três andares foram tomados de torcedores munidos de apitos, vuvuzelas, instrumentos musicais, cantando, gritando. Os corintianos tomaram três escadas rolantes se amontoando em ritmo de torcida.

Ao menos duas bombas explodiram dentro do local, o que alterou os ânimos. Os torcedores não obedeceram regras ou limites, bebiam e fumavam livremente, na certeza de qualquer tentativa de conter excessos resultaria em confronto. Alguns deles dispararam extintores de incêndio, jogando água e pó químico para o ar. As faixas que costumam decorar arquibancadas e que, há pouco, estavam nas grades do aeroporto, tomaram os parapeitos dos três andares, enquanto o chão ficava cada vez mais molhado.

Além dos cantos de apoio e o hino do Corinthians, os torcedores aproveitaram para ironizar – e muito – o rival Palmeiras, rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A festa exagerada só arrefeceu com a chegada de policiais armados, que dispersaram a multidão sem grandes tumultos. Em frente ao check-in da Asa D um lixo foi incendiado e permaneceu esfumaçando, enquanto a torcida do Corinthians deixava o local. Ninguém foi detido e nenhuma ocorrência foi registada de forma imediata. Longe da festa e confusão, o elenco do Corinthians viajou à 1h25 (de Brasília) para o Japão.