A Gru Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, divulgou pela primeira vez uma pesquisa interna de satisfação feita com usuários do aeroporto. A pesquisa mostrará resultados mensalmente ao público geral, informou a empresa. Entre o início de 2014 e de 2015, segundo a pesquisa, a satisfação aumentou. No período, foi inaugurado o Terminal 3 de embarque.
Os critérios foram definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o levantamento conta com 33 itens, como limpeza dos banheiros, organização de filas e conforto dos assentos. A pesquisa pede aos passageiros prestes a embarcar que avaliem cada um dos itens com notas de zero a cinco. De acordo com o levantamento, entre fevereiro de 2014 e o mesmo mês de 2015, a satisfação geral aumentou de 3,6 para 4.
O estudo realizado em fevereiro teve participação de 827 passageiros, e revelou que os que embarcam pelo novo Terminal 3, que viajam a turismo e não residem no Brasil avaliam mais positivamente o aeroporto. Já os que viajam a negócios tendem a avaliar com notas menores.
De acordo com o presidente da Gru Airport, Marcus Santarém, a evolução da satisfação se deve a melhorias feitas desde a concessão do aeroporto à empresa, em 2013, como aumento de vagas no estacionamento, diversificação das lojas e reformas nos banheiros. O diretor de Operações, Miguel Dau, afirmou que esperavam notas mais altas e diz que é necessário se colocar no lugar dos passageiros mais exigentes. “Quem viaja a negócios frequenta terminais do mundo inteiro e tem a capacidade de compará-los”.
Desde 2013, quando o aeroporto foi concedido à iniciativa privada, o seu lugar varia entre último e penúltimo no ranking trimestral – que recentemente passou a ser anual – feito pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), que iniciou no mesmo período. O ranking conta com os 15 principais aeroportos do Brasil. A pesquisa feita pela própria adminstração de Cumbica pretende fazer contraponto ao relatório da SAC.
Segundo a administração do aeroporto, a pesquisa tem objetivo de mostrar a melhora na percepção do aeroporto pelos seus usuários. “Queremos reconhecer o que já está legal e dar ao passageiro a noção do que está sendo feito para corrigir o que não vai bem”, afirmou o presidente da Gru Airport, Marcus Santarém. “Esses dados dão munição para uma série de investimentos.”
Sobre a SAC
A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) foi criada em 2011 e tem status de ministério. Desde sua criação ela administra a Aviação Civil no país, que era responsabilidade do Ministério da Defesa. Seu atual Ministro-chefe é Eliseu Padilha, que assumiu em janeiro de 2015. A secretaria tem como principal vinculada a Anac,uma autarquia especial, com independência que regula e fiscaliza as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.