Que Jericoacoara, no Ceará, é um lugar paradisíaco ninguém duvida. No entanto, chegar à região é um tanto quanto complicado – na verdade, não é nada fácil.
Depois de aterrissar no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, é somente via ônibus ou carro que o viajante, de fato, chega ao município. As estradas asfaltadas não estão por todo o trajeto e a parte final, cheia de dunas, é recomendada para quem conhece o território.
Mas temos uma boa notícia para os viajantes apaixonados por Jeri, como também é conhecido: um aeroporto será inaugurado em breve na cidade. É isso mesmo! O secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó, visitou as obras – que já estão em fase final – do Aeroporto de Jericoacoara e da estrada de acesso à Praia do Preá, ambos localizados em Cruz, no Litoral Oeste cearense.
“Os serviços seguem em ritmo satisfatório, o que possibilitará a entrega do terminal até o final de ano”, comentou o executivo. Com o terminal, o deslocamento entre Fortaleza e Jericoacoara passará das atuais cinco horas para apenas uma hora, encurtando o tempo de percurso dos 314 quilômetros de estradas e dunas.
VOOS
Em relação as primeiras frequências que serão trabalhadas no campo, em entrevista à rádio Tribuna Bandnews FM, Paulo Edson, Gerente de Aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias, afirmou que um acordo está sendo firmado com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
O contrato prevê dois voos semanais saindo do Aeroporto Viracopos, em Campinas. Além disso, segundo o “Tribuna do Ceará”, há também negociações para outros duas operações chárters da CVC.
“A Azul tem nos colocado a probabilidade que nós tenhamos duas frequências semanais. Assim também como a CVC. No caso da CVC, vão ser trabalhados voos chárters que são um pouco maiores e que possuem capacidade de 180 passageiros. O que a azul nos tem falado é que o voo partiria de Campinas, passaria por Recife e, de lá, seguiria para Jericoacoara”, declarou Edson.