De acordo com dados divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o Brasil terminou o ano de 2012 apresentando um novo recorde quanto ao número de acidentes aéreos registrados na aviação civil. Houve um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, passando de 159 casos em 2011 para 168 em 2012.
146 acidentes, dentre o número total, envolviam aviões (um aumento de 10,6%) e 22 casos se tratam de ocorrências com helicópteros, apresentando uma redução de 15,5%.
Entretanto, os dados ainda são sujeitos a alterações, uma vez que o Cenipa continua recebendo relatos de seus escritórios regionais, sendo que pelo menos mais quatro devem ser analisados em breve.
Os meses de fevereiro, agosto, novembro, junho e dezembro apresentaram mais casos, superando o mesmo período do ano anterior.
Durante o ano de 2013, profissionais da FAB oferecerão palestras em cidades pequenas do interior dos estados visando informar sobre os fatores que ocasionam as quedas e demais acidentes, também orientando a pilotos e mecânicos às causas que provocaram mais tragédias nos últimos anos.
Da Redação, com informações G1