Por R$ 246,7 milhões, o consórcio formado pelas empresas Sial, Jotaele e PJJ venceu a licitação para ampliação do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR). O grupo será responsável pela elaboração dos projetos de engenharia e obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros.
O preço ficou abaixo do orçamento de referência e o valor, de conhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU), será divulgado após a homologação do resultado, conforme prevê a legislação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). As próximas etapas são a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
O Aeroporto Afonso Pena comporta 7,8 milhões de passageiros por ano e já é capaz de atender à demanda para 2014, quando são esperados 7,6 milhões de passageiros, incluindo o movimento em função da Copa do Mundo. Mesmo assim, os investimentos da Infraero vão deixar o terminal apto a receber 10,4 milhões de passageiros por ano.
A nova estrutura passará a contar com mais oito pontes de embarque, que se somarão às seis existentes. As escadas rolantes passarão de sete para 13 e os elevadores, de oito para 23. “A ampliação será um dos maiores principais investimentos da Infraero e vai oferecer ainda mais conforto aos passageiros”, afirmou o superintendente do aeroporto, Antônio Pallu.
Pátio de aeronaves
O Aeroporto Afonso Pena está com as obras de ampliação do pátio de aeronaves em andamento, com término previsto para fevereiro deste ano. Ao final, a área de movimentação e estacionamento de aeronaves passará de 84 mil m² para 143,9 mil m².
Assessoria de Imprensa – Infraero