Após a lei que permite a criação e participação de subsidiárias em “sociedades públicas ou privadas” ter sido sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Infraero espera a assinatura dos contratos de concessão e aprovação do DEST – Departamento de Coordenação e Controle de Empresas Estatais – e do Tesouro, para anunciar a criação da subsidiária Infrapar, que irá representá-la junto às concessões que irão operar nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.
Os aeroportos serão administrados pelos consórcios vencedores do leilão, que terão o controle acionário de 51%, enquanto a Infraero controlará os outros 49%.
A Infraero informou que a criação da Infrapar tem como objetivo a melhora na gestão dos aeroportos. De acordo com a estatal, a presidência da subsidiária e suas diretorias serão ocupadas pelo presidente e por dois diretores da própria Infraero, que não terão remuneração extra por isso, além do quadro de funcionários, que também será de empregados cedidos pela estatal.
Com a criação da Infrapar, a Infraero também divulgará separadamente, os resultados gerados junto às concessionárias dos aeroportos, dando uma maior transparência nos resultados produzidos.