Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida, 2,82 milhões de passageiros devem circular nos 63 aeroportos da Rede Infraero entre os dias 11/10 (quinta-feira) e 15/10 (segunda-feira), além dos terminais de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Na sexta-feira (12/10), a expectativa é de que 540,63 mil pessoas embarquem e desembarquem nos terminais da rede, o que representaria uma redução de 0,43% em relação ao mesmo feriado em 2011.
A Infraero colocará em prática o plano de ação utilizado em períodos de grande fluxo de pessoas. As medidas contemplam reforços tanto na área operacional como no atendimento aos passageiros e usuários. Equipes estarão de plantão para que a passagem pelos aeroportos tenha fluidez.
Para o esclarecimento de dúvidas e orientações, o passageiro poderá consultar funcionários uniformizados com coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” que estarão circulando pelos saguões.
Já no desembarque, 37 aeroportos contam com o projeto “De olho na mala”. Por meio de câmeras e monitores, o passageiro pode acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução. O objetivo é dar maior transparência ao processo de restituição de bagagens. A iniciativa funciona em Recife e Petrolina (PE), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Florianópolis, Navegantes e Joinville (SC), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), João Pessoa e Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Palmas (TO), Aracaju (SE), Marabá e Santarém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
Lanchonetes populares
Além disso, nos aeroportos de Curitiba e de Londrina (PR) estão funcionando lanchonetes com preços controlados. Esses estabelecimentos têm 15 itens com preços máximos estabelecidos pela Infraero, com base em pesquisas no mercado local. Em Natal e Recife, as lojas estão sendo instaladas, e no Aeroporto de Congonhas, o processo licitatório está sendo finalizado para a contratação de empresa que será responsável pelo serviço. A Infraero pretende instalar lanchonetes populares nos aeroportos que administra nas cidades-sede da Copa de 2014.
Fonte: Infraero