Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, deu início hoje (20) às obras para construção da Linha 13 – Jade da CPTM. O trem, que ligará o Centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos, tem conclusão prevista para daqui a 18 meses. O governador justificou o atraso de nove meses em iniciar a construção informando que as “licenças ambientais, aprovações, desapropriações” demoraram em serem obtidas.
Alckmin acrescenta que com esta obra e o monotrilho, tanto o aeroporto de Guarulhos quanto o de Congonhas estarão integrados ao sistema metroferroviário de transporte da capital paulista. Nenhuma das obras ficará pronta a tempo para a Copa: o monotrilho deve ser concluído em 2015.
O aeroporto contará com serviço de transporte gratuito entre os terminais, de modo a facilitar o acesso à Linha 13 – Jade. A nova linha terá 12 km de extensão, dos quais 8 km serão suspensos para que não haja interferência no parque Ecológico do Tietê, sobre o qual a linha passará. O investimento total para as obras será de R$ 1,8 bilhão.
O presidente da França, François Hollande, anunciou recentemente durante visita ao Brasil que o governo francês, através da Agência Francesa de Desenvolvimento concederá um financiamento de 300 milhões de euros (aproximadamente R$ 960 milhões) para as obras da nova linha da CPTM, que integrará a estação Engenheiro Goulart da Linha 12 – Safira ao aeroporto de Guarulhos.
Veja também
- Aeroporto de Guarulhos terá linha de ônibus exclusiva para a Arena Corinthians na Copa
- Copa do Mundo: Informações para os jogos na Arena Corinthians