A Secretaria de Aviação Civil (SAC) calcula que entre hoje, 02, e segunda-feira, 06, cerca de 2,7 milhões de pessoas devem circular pelos aeroportos brasileiros. Foram levados em conta os 60 aeroportos administrados pela Infraero e os seis que são de responsabilidade das concessionárias – Brasília (DF), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG) e São Gonçalo do Amarante (RN).
A Infraero tem a expectativa de atender 1,5 milhão de usuários no período. Em 2014, a estatal registrou 1.465.429 de pessoas que passaram pelos aeroportos administrados por ela. A concessionária responsável pelo Galeão espera receber 200 mil pessoas e a do aeroporto JK (Brasília), 250 mil.
Para evitar problemas no feriado
A SAC alerta os passageiros a tomarem algumas medidas a fim de evitar problemas no feriado, como realizar o check-in antecipado. A orientação dada é a de chegar com 1h30 de antecedência para os voos de destinos nacionais e 2h para os internacionais.
Caso algum inconveniente surja, a SAC faz as seguintes recomendações:
• Procure a companhia aérea em primeiro lugar para reivindicar seus direitos. A compra da passagem aérea é um contrato de transporte entre o passageiro e a empresa;
• Registre a reclamação contra a empresa na Anac, que analisará o fato e, se for o caso, poderá aplicar sanção administrativa;
• Para reivindicar indenizações por danos morais e/ou materiais, o passageiro deve consultar os órgãos de defesa do consumidor ou dirigir-se ao Poder Judiciário. Nesse caso, é muito importante guardar o comprovante do cartão de embarque e os comprovantes dos gastos (alimentação, transporte, hospedagem e comunicação) ou documentos relacionados à atividade profissional que seria cumprida no destino.
• Para encaminhar reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios, procure os canais abaixo ou dirija-se a um dos postos de atendimento existentes em alguns aeroportos: