Se você é um passageiro assíduo dos terminais dos Estados Unidos sabe que enfrentar as filas de todos os procedimentos americanos não é nada fácil, não é mesmo?
Contudo, ao que tudo indica, essa ordem está com os dias contados.
O Homeland Security Department (Departamento de Segurança Nacional) selecionou 11 novos aeroportos em nove países para receberem o US Preclearance.
Projeto é um programa que permitirá aos agentes americanos de imigração e alfândega fazerem a triagem de passageiros destinados aos Estados Unidos antes do embarque, ainda em solos brasileiros.
“Esse programa permite ao departamento analisar indivíduos antes de embarcarem no voo, o que significa identificar ameaças bem antes de elas chegarem nos EUA”, comentou Secretário Johnson, do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Com a novidade, os viajantes passarão a ser considerados passageiros domésticos, e não precisarão passar por filas assim que aterrissarem nos EUA. A proposta tem como intuito reduzir o atraso de frequências e facilitar a vida de quem têm conexão no território e enfrenta os processos para a imigração no momento do desembarque.
No entanto, para a iniciativa, de fato, sair do papel, um acordo entre os governos dos EUA e do Brasil é necessário – o mesmo segue sem data definida para a implementação. Entre os campos de aviação brasileiros selecionados estão o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão -, no Rio de Janeiro.
Os outros terminais identificados para possíveis postos Preclearence são:
- Aeroporto Internacional de Buenos Aires, Ezeiza (EZE);
- Aeroporto Internacional de Bogotá, El Dorado (BOG);
- Aeroporto Internacional de Saint Martin, Princess Juliana (SXM);
- Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX);
- Aeroporto Internacional de Keflavík, na Islândia (KEF);
- Aeroporto Internacional de Edimburgo, na Escócia (EDI);
- Aeroporto Internacional de Milão, Malpensa (MXP);
- Aeroporto Internacional de Roma, Leonardo da Vinci-Fiumicino (FCO);
- Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka no Japão (KIX).