Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 15:34

São Paulo pode ter terceiro aeroporto em breve, afirma a presidente

Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff sinalizou que o governo estuda a implantação de um terceiro aeroporto na região da cidade de São Paulo. “Nós vamos liberar a questão de ter três aeroportos em São Paulo, mas não está claro ainda quando vai ser. Vai ser rápido, não sei ainda”, afirmou Dilma na manhã desta quarta-feira (18).

O projeto inicial prevê que o novo aeroporto seja construído em Caieiras, a 25 km da capital paulista. No momento, a cidade é atendida pelos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Há ainda o aeroporto Viracopos, na região de Campinas.

Além disto, estuda-se também a contratação de uma empresa para auxiliar na gestão e reforma estrutural dos aeroportos regionais do Brasil. Como estes aeroportos são de pequeno porte, não proporcionam a rentabilidade necessária para atrair investimento do setor privado, de modo que Dilma descarta a possibilidade de privatiza-los. Assim, sua ideia é contratar um “grande administrador de aeroportos” para melhorar a gestão não só dos regionais, mas também de aeroportos como os de Porto Alegre e Curitiba.

Para isto, pretende-se criar algo como uma Infraero Serviços, para investir em aeroportos, através da associação (não patrimonial) com um grande operador internacional. A presidente informa, ainda, que a Secretaria de Aviação Civil contratou o Banco do Brasil para ajudar a realizar o estudo dos aeroportos, com finalidade de licitar terminal, pátio e pista de vários pequenos aeroportos. O objetivo da ação, a ser implementada em etapas, é mudar a estrutura regional dos aeroportos.