Os servidores da Polícia Federal em São Paulo decidiram, em assembleia realizada ontem (6), entrar em greve a partir de hoje (7) por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Policia Federal, os serviços essenciais e o efetivo mínimo legal serão garantidos.
Os servidores farão hoje um ato simbólico de entrega das armas e distintivos no Departamento de Polícia Federal, no bairro da Lapa, em São Paulo. Às 14 horas, eles realizarão uma manifestação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Na quinta-feira (8), será feita uma operação-padrão no terminal.
Os servidores pedem a reestruturação da carreira dos agentes, escrivães e papiloscopistas, melhoria salarial e concursos para os cargos do plano especial de cargos (PEC).
Segundo o Conselho da Federação Nacional dos Policiais Federais, a expectativa é que o efetivo seja reduzido em 70%, o que deverá prejudicar o trabalho de emissão de passaportes, as investigações e os serviços de delegacia. Apenas as operações de fiscalização nas fronteiras, aeroportos e portos devem ser mantidas.
Fonte: Agência Brasil