Mesmo com o apoio do presidente Barack Obama, autoridades brasileiras ainda não cumprem certas exigências para que o Brasil seja incluído no programa de isenção de vistos dos Estados Unidos. O governo decidirá ainda nesta semana se entrará no programa de pré-aprovação, uma medida que ajudaria cerca de cinco mil pessoas.
Entre as sete medidas para que brasileiros viajem aos Estados Unidos sem a necessidade de visto, o Brasil já concordou com apenas duas, que dizem respeito à reciprocidade e as revisões periódicas de procedimentos.
Com as dificuldades de implementar o programa de isenção, o Ministérios das Relações Exteriores fez uma determinação ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, para que um programa de pré-aprovação seja colocado em prática. A ideia seria de que pessoas que já tivessem cadastro, passem somente por um quiosque automatizado, sem a necessidade de esperar na fila da imigração.
A Receita Federal e a Polícia Federal não concordam com os termos do governo norte-americano, que exige acesso a dados de empresários brasileiros.
A não-obrigatoriedade de vistos para brasileiros é uma das medidas que os Estados Unidos encontraram para se recuperar da crise financeira.
Da redação, com informações Midia News