Nos dias atuais, não é muito raro se ouvir que, em um futuro próximo, as máquinas poderão substituir os seres humanos em diversos ofícios.
E se por um acaso esta – talvez – realidade já estivesse diante de nossos olhos, ainda mais no setor de aviação?
Pois bem, a agência de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) está desenvolvendo um programa que promete causar polêmica entre os profissionais dos ares, conforme declarou o “Airway”.
Não entendeu? É simples. A instituição pretende colocar robôs no lugar de copilotos, batizados de “ALIAS: Aircrew Labor In-cockpit Automation System” ou Sistema de automação do trabalho da tripulação no cockpit, em português - vale ressaltar que não estamos falando de um sistema automatizado. O autômato funcionaria como um equipamento que auxilia o piloto em inúmeras partes da frequência e seria acionado e direcionado por um tablet.
E já tem empresa colocando a proposta em prática. A Aurora Flight Sciences está testando o dispositivo em um bimotor a pistão, um Diamond DA42 e em um monomotor turbo hélice Cessna Caravan.
O robô é constituído por dois braços mecânicos, um conectado ao eixo do manche e outro que trabalha acionando botões e alavancas no centro do cockpit. Por outro lado, o piloto apenas o observa e pode desligá-lo ou mudar alguma configuração por meio do tablet que permanece suspenso a esquerda. Agora, a Darpa empenha-se em introduzir o comando de voz na máquina para que o piloto possa ordená-lo sem o uso do tablet.
E você, o que achou do ALIAS? Quer vê-lo em ação? Confira um vídeo demonstrativo divulgado recentemente pela Aurora Flight no YouTube: