A Infraero, como entidade pública, se empenha em estabelecer políticas socialmente responsáveis tanto no atendimento ao público quanto para o corpo funcional da empresa. Entre essas iniciativas, a estatal se engaja na promoção de políticas para garantir a igualdade entre gêneros no ambiente de trabalho, tanto no contexto institucional quanto em iniciativas nos aeroportos da Rede. Uma das demonstrações dessa atuação está na participação da Infraero no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Governo Federal, que estabelece diretrizes para promover a igualdade de gênero e etnia na gestão de pessoas em empresas no contexto governamental.
A Infraero aderiu ao programa em 2007, já tendo recebido duas vezes o Selo Pró-Equidade de Gênero, que reconhece os resultados dos trabalhos de inclusão e equidade das empresas participantes do programa. Entre as iniciativas da empresa nesse sentido, estão a inserção das questões da igualdade de gênero e combate ao preconceito nos cursos introdutórios de funcionários à empresa, publicação de informes e realização de palestras e oficinas para o combate ao assédio moral e sexual, a circulação de matérias em publicações internas sobre atuações de destaque das funcionárias da empresa e programas de saúde voltados para o bem-estar da mulher.
Um dos programas é o “Materno Infantil”, criado por meio de parceria entre a Infraero e a Clínica-Escola de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), que beneficia as funcionárias que planejam engravidar ou se encontram no período de gestação. O objetivo é estabelecer uma agenda informativa sobre questões de saúde, como a adoção de hábitos saudáveis durante e após a gestação, aleitamento materno, e garantir o bem-estar e saúde das funcionárias com o acompanhamento médico e nutricional das colaboradoras. O público-alvo do programa inclui também cônjuges de funcionários da Infraero, mesmo que elas não trabalhem na empresa. O “Materno Infantil” abrange as dependências da Sede e da Superintendência Regional do Centro-Oeste da empresa.
Vale destacar que o acompanhamento diferenciado da saúde da gestante é uma política que se estende por toda a empresa. “No contexto nacional, a área de Segurança e Saúde do Trabalho da Infraero se empenha para acompanhar de perto as condições da mulher durante o período de planejamento e curso da gestação. Distribuímos materiais, fazemos contato direto, orientamos as mulheres para que elas atravessem essa fase com bem-estar e segurança, oferecendo todo o amparo necessário”, pontuou a psicóloga Priscila Santos Lima, coordenadora de Gestão Ocupacional da Infraero Sede.
A Infraero também realiza campanhas regulares para a conscientização sobre doenças que afetam principalmente as mulheres, como o câncer de mama, oferecendo ainda apoio e acompanhamento para o combate e prevenção das mesmas.
Participação das mulheres na Infraero
Atualmente, a Infraero conta com 4.297 mulheres no corpo de funcionários orgânicos da empresa, sendo que, destas, 1.045 exercem cargos comissionados, em funções estratégicas no funcionamento da estatal. Após o concurso da Infraero de 2011, houve um aumento de 7,76% no número de funcionárias contratadas.
Assessoria Infraero