Alguns podem até pensar que o Airbus A380 é a maior aeronave do mundo. Bom, isso não deixa de ser mentira!
No entanto, o veículo é o supremo na categoria comercial, ou seja, na qual transporta viajantes. Quando, realmente, falamos no gigante da aviação, só vem um nome à mente: Antonov AN-225.
É isso mesmo. E diferença entre ambas as máquinas é bem visível!
O AN-225 possui 65 toneladas e 12 metros de comprimento a mais que o superjato da Airbus. Essa aeronave, que por sinal é única em todo o mundo, e operada pela Antonov Airlines, é capaz de decolar com um peso máximo de até 640 toneladas.
Desenvolvido ainda nos tempos da antiga União Soviética, o avião, também chamado de “Mriya” – “Sonho”, em ucraniano -, foi desenvolvida para desempenhar uma função que nem de longe se parece com sua tarefa atual, que é transportar pesadas e valiosas cargas por longas distâncias. O modelo AN-225 nasceu em conjunto com o extinto programa especial soviético, que no início dos anos 1980 corria para alcançar os avanços descobertos nos Estados Unidos, segundo informou o “Airway”.
Entretanto, essa prática ficou em meados da década de 80. Com a queda da União Soviética, a Ucrânia – ex-república soviética – tomou para si o controle da Antonov. Para aproveitar os enormes aviões que antes eram utilizados para o transporte tático de material militar da URSS, neste momento convertido ao capitalismo, foi originada, então, a “Antonov Airlines”, empresa de transporte de carga. Durante anos, o modelo ficou estocado em enormes hangares da Antonov e somente em 1999 retornou aos céus.
O AN-225 possui seis motores ZMKB Progress Lotarev D-18T, que permitem o transporte de 600 toneladas, distribuídos ao longo de, incríveis, 84 metros. A envergadura, distância de uma ponta a outra das asas é de 88,4 metros. O modelo é capaz de voar por mais de 4.500km com a capacidade total de carga, ou com tanques cheios, 15.400km. Possui 18,1 metros de altura e exige uma tripulação de oito pessoas. Para se ter uma ideia, se substituirmos a carga por passageiros, a aeronave poderia carregar até 1.500 pessoas!
SEGUNDA ATERRISSAGEM NO BRASIL
Aos spotters de plantão, uma ótima notícia! O gigante, em breve, estará pela segunda vez em solos brasileiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou, na última quarta-feira (19), que o avião de carga pousará no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no dia 14 de novembro.
Para quem não se lembra, o modelo pousou no país pela primeira vez em 2010, quando trouxe equipamentos de grande porte comprados pela Petrobrás. Agora, de acordo com a solicitação, o avião deverá realizar um voo charter entre os dias 14 e 15 de novembro. O gigante virá de de Iquique, no Chile, e chegará em Cumbica por volta das 23h, e prosseguirá viagem para Santiago, no Chile, no dia seguinte às 6h.
Vale lembrar que o dia partida é feriado nacional, então todos os apaixonados pela aviação terão oportunidade de ver a surreal aeronave de mais perto:
- Dia 14/11 – voo ADB3700 – Iquique 19h30 – São Paulo – Guarulhos 23h00;
- Dia 15/11 – voo ADB3700 – São Paulo – Guarulhos 6h00 – Santiago 9h30.
Não vai perder esse show do setor de aviação nos dias 14 e 15, certo? Então, para já ir se animando, confira abaixo um vídeo do Antonov AN-225 pousando, também em Guarulhos, em 2010: