Se tem uma coisa que deixa os comissários de bordo de uma empresa aérea, em plena frequência, desconfiados é um viajante mau comportado.
E também não é para menos. De cada 10 companhias aéreas, 6 tiveram que desviar de rota nos últimos 12 meses por causa de algum viajante, digamos, inquieto.
Quem comprova a teoria é Associação Internacional de Transporte Aéreo.
A instituição divulgou, na última quarta-feira (28), um estudo onde mostra que o número de incidentes com passageiros indisciplinados a bordo de aeronaves comerciais aumentou em 2015.
”Comportamento indisciplinado é algo simplesmente inaceitável”, afirma Alexandre de Juniac, diretor-geral da associação. E continuou: ”O comportamento antissocial de uma pequena minoria de passageiros pode ter consequências desagradáveis para a segurança e o conforto de todos a bordo. O aumento do número de incidentes mostra que ações de dissuasão mais eficientes são necessárias.”
Foram mais de 10.850 incidentes relatados para IATA pelas organizações no ano passado em todo o mundo. Isso equivale a um registro para cada 1.205 voos, contra 9.316 incidentes relatados em 2014 ou um incidente para cada 1.282 voos, de acordo com averiguação.
Principais causas
Abuso verbal, mau comportamento e recusa em seguir as instruções obrigatórias da tripulação são as circunstâncias mais comuns. Dos relatos, 11% indicaram agressão física para com os outros passageiros ou tripulação ou danos ao veículo. Já o uso de álcool ou drogas foi relatado em 23% dos casos, no entanto, na maioria das situações, estes foram consumidos antes do embarque.