Você tem um voo marcado e está todo confuso com as instruções de check-in e do despacho de malas? Calma, deixa que um robô faz tudo isso para você.
Isso mesmo, o Leo promete ajudar muitos viajantes de plantão! E isso já vem acontecendo no Aeroporto de Genebra, na Suíça.
Leo é um dispositivo de bagagem inovador desenvolvido pela Sita, provedora de TI para transporte aéreo, que está sendo testado no terminal 1 do campo de aviação.
Com um sistema totalmente autônomo e autopropulsado, o robô pode realizar o check-in, imprimir etiquetas de bagagem e transportar até duas malas, com um peso máximo de 32 kg.
Segundo as informações da “Aeromagazine”, do UOL, o programa tem sido testado pelo Sita Lab, o departamento de projetos da Sita, para uma opção na automatização do processo de bagagem e da emissão de bilhete até quando a restituição das bagagens.
Usando a robótica e a inteligência artificial, as malas serão recolhidas, despachadas, transportadas e carregadas para o voo correto sem ter que entrar no edifício terminal. Além de serem levadas para zonas de segurança e de embarque no avião sem serem manuseadas por qualquer outra pessoa que não seja os próprios passageiros.
Como utilizar o Leo?
Ao tocar a interface “scan&fly” do dispositivo, são abertas as portas do compartimento de bagagem para permitir que os passageiros coloquem as malas. Depois que os passageiros digitalizaram os seus cartões de embarque, as etiquetas são impressas e podem ser anexadas à mala.
Com as malas carregadas e identificadas, a porta do compartimento fecha e Leo exibe o portão de embarque e o tempo de partida. Em seguida, o robô leva as malas diretamente para a área de manuseio de bagagens, onde são classificadas e ligadas a frequência correta. As portas do robô só podem ser reabertas pelo operador de descarga de bagagem no aeroporto. Assista abaixo o Leo em ação: