A modalidade de hipismo está dando um show nos Jogos Olímpicos 2016, não é mesmo?
Entretanto, você já parou para pensar como os cavalos dos competidores internacionais pousaram em solos brasileiros?
Os melhores atletas equinos do mundo saíram do Aeroporto de Stansted, em Londres, em um avião de cargas especial de ninguém mais ninguém menos que Emirates Airlines.
Isso mesmo, mais de 300 cavalos vieram ao Brasil em uma frequência de quase 12 horas. Durante o voo, os animais receberam tratamento para lá de exclusivo, que incluiu “passagens” de executiva ou primeira classe, refeições a bordo e até entretenimento diferenciado.
A maioria veio em um Boeing B777-F, operado pela Emirates Sky Cargo. Dentro da aeronave a temperatura foi controlada e não passou de 17ºC. Entretanto, assim como em voos humanos, os equinos respeitaram uma franquia de bagagem e isso inclui o peso do próprio animal.
Eles viajaram em uma baia de 112 centímetros que acomoda dois cavalos. Esse sistema equivale à classe executiva de voos comerciais. Porém, caso o dono do animal deseje, é possível fazer um upgrade para a primeira classe. Há quem diga que quando os cavalos viajam juntos, eles criam uma espécie de ligação e fazem de tudo para ficar junto do “amigo” até mesmo quando chegam no destino final, fofo não?
No quesito refeições, os equinos também se deram bem. Antes do embarque, os animais comeram e durante a frequência havia feno e água à vontade. Suco de maçã também foi servido para tornar a rota mais agradável – bebida é considerada favorita dos cavalos.
Pensa que acabou? O entretenimento de bordo também esteve presente no voo. Segundo a Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI), os filmes transmitidos foram: O Encantador de Cavalos, A Mocidade é Assim Mesmo, Seabiscuit e Black Beauty.
Detalhes do voo inaugural
- Tempo estimado de voo Stansted – Rio: 11 horas e 40 minutos;
- Dados da aeronave: Emirates SkyCargo Boeing 777-F;
- 17.500 kg de carga equina;
- 515 kg: peso médio de um cavalo participante do CCE;
- 9.900 kg de equipamentos equestres;
- 6.000 kg de alimentos (para consumo durante os Jogos).