Nesta sexta-feira, 01 de Junho, a companhia aérea Gol, informou a demissão de 190 tripulantes de um plano demissional que deve chegar a 1000 funcionários até o fim do ano.
Desde o começo deste ano, a Gol demitiu cerca de 1200 funcionários e contratou outros 500, entre comissários e pilotos . A companhia, explica que as demissões fazem parte de um processo de adequação à nova realidade do mercado e para que seja mantido seu plano de negócios.
A companhia justificou-se aos tripulantes dispensados que os referidos cortes são uma necessidade de adequar-se a competitividade e a rentabilidade da empresa ao novo cenário econômico.
A empresa também adotou recentemente o procedimento liberado pela Anac em 2010, que permite que as empresas voem com 3 comissários, ao invés de 4 reduzindo assim, o número de tripulantes.
Na quinta-feira, 31 de Maio, houve um protesto de funcionários do setor aeroviário, que fecharam parcialmente a avenida Washington Luís para protestar contra as demissões e reduções de comissários de bordo nos aviões feitas pelas companhias aéreas.