Para melhor adequar-se ao cenário econômico de 2014, a Gol acaba de anunciar que pretende aumentar os voos internacionais entre 5% e 8% no ano que vem, além de manter estável o número de voos nacionais. O número divulgado é preliminar, já que os voos a serem implantados ainda dependem de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A medida segue tendência iniciada em 2012, quando a companhia passou a oferecer voos para Santo Domingo, na República Dominicana, e para Miami, nos Estados Unidos. De fato, até setembro deste ano, a Gol registrou alta de 31,1% na oferta de voos internacionais e recuo de 9,7% na oferta de voos nacionais em relação a 2012. O corte de voos domésticos tem por finalidade, também, fazer frente às despesas com combustível, cujos preços são em dólar.
A Gol tem passado por um momento de melhorias em sua situação econômica, tendo reduzido em 36,3% o prejuízo no último trimestre em relação ao mesmo período em 2012. Além disto, houve aumento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 28,4% em seu yield (indicador de preços de passagens aéreas) e 21,1% em seu Prask (receita por passageiro).