Dos 300 voos programados para esta segunda-feira (4) pela TAP, 70% devem ser realizados. A companhia portuguesa entrou, hoje, no seu quarto dia de greve de pilotos.
A greve convocada pelo sindicato dos pilotos deve durar até o dia 10 de maio. Eles consideram que o governo não está cumprindo dois acordos assinados em 1999 e 2014.
O primeiro se refere a uma participação dos pilotos de até 20% da TAP em caso de privatização da companhia, em troca de atualização dos salários. O acordo de 2014 diz respeito à reposição das diuturnidades (subsídio de senioridade).
TAP
A companhia aérea, por meio de seu site, pede a seus clientes que, se possível, alterem as datas de suas viagens. Não haverá custos adicionais. A aérea também recomenda que seja solicitada a emissão do voucher do valor pago pela passagem, que poderá ser utilizado no prazo de um ano em voos da TAP.
É possível verificar no site da TAP se o seu voo está na lista dos que serão operados pela companhia.
Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a greve da TAP de perto, seguindo nota divulgada no site da estatal. Ela orienta que passageiros com voos marcados com a companhia entrem em contato com a TAP para remarcação das passagem, se possível, caso o voo esteja na lista dos que não serão operados pela aérea.