A KLM – Companhia Real de Aviação -, fundada nos países baixos, apresentou novidades para todos os seus clientes.
Para quem ainda não sabe, a linha é uma das pioneiras no uso de plataformas online como ferramenta de atendimento ao consumidor, e agora lança mais uma iniciativa: o suporte com auxílio de inteligência artificial.
Com um sistema treinado para responder mais de 60 mil questões relacionadas à transportadora, o mesmo sugere um feedback assim que o viajante entra em contato com a empresa via redes sociais. Um agente de assistência avalia se a resposta proposta é adequada, ajusta se necessário e envia ao cliente pelo mesmo mecanismo.
O sistema aprende com base no que o agente faz, e assim se torna mais inteligente em tempo real, aprimorando sua base de dados e sugestões de retornos – composto ainda está em testes.
“A abordagem pessoal é extremamente importante para KLM, já que é isso que define nosso atendimento em redes sociais. Ao aplicar Inteligência Artificial, a companhia consegue responder um grande número de solicitações e ainda manter a abordagem rápida e exclusiva”, comentou Tjalling Smit, Senior Vice-President Digital Air France-KLM.
A implantação criada pela DigitalGenius é um excelente exemplo do que as empresas podem fazer para dar o próximo passo no atendimento ao cliente e capacitar seus agentes a trabalharem com inteligência artificial.
Segundo Mikhail Naumov, presidente da DigitalGenius, “por se tratar de um assunto polêmico, é importante focar em métricas e resultados reais. A KLM é líder na adoção de novas tecnologias e se tornou a primeira companhia global a implantar um produto de aprendizagem profunda para interagir com seus clientes.”