Um novo sistema de embarque está sendo implementado pela TAM para diminuir o tempo de identificação visual dos passageiros e fazer com que a fila de embarque ande mais rápido.
No atual sistema, os passageiros são classificados de acordo com a posição de sua poltrona, num sistema alfabético em que uma letra, de A a E, é impressa no cartão de embarque. Entre as reclamações sobre o sistema, destacam-se a dificuldade de encontrar a letra impressa no cartão de embarque e o fato de a ordem de embarque não seguir a ordem alfabética, causando confusões.
O novo modelo consistirá de três filas: uma para embarque preferencial (gestantes, idosos, adultos com crianças de colo), uma para as fileiras da frente da aeronave e outra para as do fundo. As filas, por serem fixas, dispensarão a chamada dos funcionários da companhia aérea. O embarque prioritário continua sendo feito antes dos outros.
O novo sistema começou a vigorar nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas nesta segunda-feira (10) e deve ser implementado nos outros aeroportos em que a TAM opera até o final de 2014.