Foi inaugurado nessa segunda-feira, 16, o novo terminal de cargas da TAM Cargo na região do aeroporto de Guarulhos. O novo prédio é o maior do Grupo LATAM, com capacidade de armazenagem de 630 toneladas, 11 metros de altura e 15 mil m² de área. O principal objetivo do novo terminal é aumentar a agilidade das operações.
O novo terminal faz parte do projeto da TAM Cargo em investir em tecnologia, segurança e infraestrutura. O projeto teve início em 2013, no Terminal de Cargas de Manaus, e seu custo pode chegar a R$ 94 mi até 2016, quando estão previstas as entregas dos terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Fortaleza. “Todos os esforços estão voltados a aprimorar nossos serviços e oferecer o melhor produto, de acordo com as necessidades e perfil dos nossos clientes”, declarou o diretor-geral da TAM Cargo, Luis Quintiliano.
Um dos diferenciais do novo terminal é a possibilidade de trabalhar simultaneamente com cargas de aviões pequenos como de cargueiros. São “14 docas de entrada de mercadorias com balanças individuais e 12 de saída, todas com plataformas elevatórias que se ajustam à altura dos caminhões. No interior, estão instaladas 14 plataformas metálicas para armazenagem, que vão do piso ao teto, com oito ou nove bases, e chegam a comportar até 37,8 mil quilos em suas estruturas, por unidade”, segundo detalhou a nota divulgada pelo grupo.
O terminal vai contar com um novo processo de movimentação de cargas, através da implantação de um sistema inteligente de identificação. Um novo sistema usará códigos de barras para o rastreamento e localização dos produtos transportados pela companhia. Além disso, uma ampla câmara fria foi instalada no terminal. Com 900 m³ e 76 posições de rack (espaço para cargas), ela será usada para o armazenamento de produtos perecíveis, como fármacos e pescados.
O novo terminal aumentou também o número de funcionários, contabilizando 284 colaboradores, que se revezam em turnos, mantendo o funcionamento 24h. Dessa maneira, os postos de crescimento ao cliente tiveram um crescimento de 73%, que também tiveram acesso a mais 79 vagas – possíveis a qualquer tipo de veículo.
Dados sobre o novo terminal
Investimento: R$38 mi
Novo terminal destinado exclusivamente à cargas domésticas
Maior do Grupo LATAM Airlines, com 15 mil m² (antigo 9,8 mil m²)
Local: em frente à rodoviária Hélio Smidt, na região do aeroporto de Guarulhos
Movimentação diária: 1000 ton
Armazenagem: 630 ton
Espaço verticalizado – 11m de altura (o mais alto de todos os terminais do Grupo, nos países em que opera)
Horário de pico: 8h-13h para retirada de cargas / Após 17h para embarque
Principais produtos: eletrônicos, pelas de carros, maquinários em geral e perecíveis.
Principais destinos: regiões Norte e Nordeste