As companhias Tam e Japan Airlines (Jal) anunciaram acordo de codeshare, que possibilita que sejam realizados voos com conexão entre aviões das duas companhias, com um único bilhete de embarque. As passagens compartilhadas estarão disponíveis para compra a partir do dia 25 de março. Os voos de Tóquio chegam por São Paulo e Rio de Janeiro e a parceria permite a chegada dos passageiros a diversas cidades brasileiras, já que pela Tam, é possível a conexão das duas cidades com várias outras no país. O voo com destino a Tóquio poderá ser feito com conexão em Nova York ou em Los Angeles.
A parceria também inclui o acordo de Passageiros Frequentes, que permite que os passageiros participantes dos programas de fidelidade de pontos das duas empresas possam resgatar passagens de todas as companhias da aliança.
A presidente da Tam, Cláudia Sender, fez pronunciamento sobre o acordo “As relações comerciais entre o Japão e o Brasil justificam o esforço e a satisfação das empresas em oferecer mais opções de voos na malha das companhias aos passageiros corporativos. Para completar, o Brasil é o País que possui a maior colônia de japoneses fora do Japão e esse codeshare facilitará ainda mais a conexão entre as duas nações”. Para o Diretor Executivo de Relações Internacionais da Japan Airlines, Hideki Oshima, “O acordo permite que a JAL reforce a sua presença neste mercado, que é cada vez maior”.