Os aeroportos de Guarulhos (SP) e Viracopos (SP) foram inspecionados nesta terça-feira (4) pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, que está cumprindo a segunda rodada de inspeções aos aeroportos que atenderão à demanda da Copa 2014. Os administradores dos aeroportos informaram, durante a visita, que ambos serão inaugurados em 11 de maio.
A concessionária que administra Guarulhos está construindo um novo terminal com capacidade de receber 12 milhões de passageiros por ano, além de acesso viário às novas estruturas, um prédio-estacionamento e dois novos pátios para aviões. A concessionária responsável por Viracopos, assim como a do Guarulhos, está construindo um novo terminal de passageiros, planejando utilizar também o píer internacional e a estrutura antiga, que está em funcionamento, para atender ao fluxo de passageiros durante a Copa.
Segundo Franco, foi estabelecida a data de entrega para ambos os terminais e respectivas obras, de modo que as concessionárias estão cumprindo devidamente o cronograma. Ainda assim, a SAC continuará sua supervisão para garantir que tudo corra como esperado. O ministro diz, ainda, que os aeroportos estão prontos para “atender o passageiro brasileiro e aqueles que vierem para a Copa”.
Apesar de Campinas não ser cidade-sede, oito seleções, as de Portugal, França, Rússia, Japão, Nigéria, Honduras, Costa do Marfim e Argélia – deverão usar o aeroporto como base de locomoção pelo Brasil.
O próximo aeroporto a ser visitado pelo ministro é Confins (MG), na próxima sexta-feira (7).