O governo de São Paulo e o Procon-SP firmaram parceria para melhorar o atendimento oferecido aos turistas que visitarem o estado durante a Copa do Mundo – são previstos 63 mil estrangeiros e 327 mil brasileiros. O objetivo é ajudar o visitante a resolver questões como: atraso de voo, bagagem extraviada, problemas com transporte terrestre, hospedagem e alimentação, além de dúvidas e imprevistos com segurança e operações bancárias.
O canal de reclamação estará disponível a partir de junho, no portal Procon-SP. Lá, o turista encontrará formulários específicos para cada tipo de reclamação e dúvidas. A ferramenta terá também informações sobre os direitos do consumidor, aeroportos, aluguéis, segurança, telefones úteis, cartilhas trilíngues, tutoriais e aplicativos para serem baixados para o celular.
O Procon-SP atuará conjuntamente com 11 órgãos de defesa dos municípios de São Paulo que receberão seleções na Copa: Águas de Lindóia (Costa do Marfim), Campinas (Portugal e Nigéria), Cotia (Colômbia), Guarujá (Bósnia), Guarulhos (Irã), Itu (Rússia e Japão), Mogi das Cruzes (Bélgica), Porto Feliz (Honduras), Ribeirão Preto (França), Santos (México e Costa Rica) e Sorocaba (Argélia).
Ele também fará articulação com entidades setoriais, como o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), a fim de que cada um deles disponibilize um canal específico para receber as demandas feitas no canal de reclamação da internet do Procon-SP, e, assim, consiga solucionar o problema.