Você é daqueles que almeja viver o sonho americano, ou seja, fincar raízes nos Estados Unidos?
O fato é que muitos brasileiros buscam recomeçar a vida no território do Tio San, mas, infelizmente, esta realidade está ficando cada vez mais distantes para, nós, tupiniquins.
Prova disso é o programa de sorteio dos vistos permanentes, chamado de Diversity Immigrant Visa Program (DV), aberto na última terça-feira (5), nos EUA.
As aplicações, promovida anualmente pelo governo norte-americano, irão sortear 50 mil green cards para o ano fiscal de 2018, no entanto os brasileiros ficaram de fora do planejamento – mais uma vez.
De acordo com as informações do governo americano, o Brasil não foi qualificado pois ultrapassou a marca de 50 mil imigrantes nos Estados Unidos nos últimos cinco anos, segundo a regra-limite estabelecida pelo Departamento de Estado.
Por outro lado, os brasileiros não estão sozinhos. Na mesma situação encontra-se os cidadãos de de Bangladesh, Canadá, China (continental), Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Haiti, Índia, Jamaica, México, Nigéria, Paquistão, Peru, Filipinas, Coreia do Sul, Reino Unido e territórios (exceto a Irlanda do Norte) e Vietnã.
Já os residentes das nacionalidades qualificadas poderão inscrever-se online para o DV-2018, através deste website, do meio-dia de 4 de outubro ao meio-dia de 7 de novembro de 2016. Veja os países qualificados aqui.
Como funciona o sorteio?
O Diversity Program, conhecido também como a Loteria do Green Card, funciona exatamente como um sorteio. Os indivíduos que querem imigrar para os Estados Unidos inscrevem-se e aguardam a escolha, realizada aleatoriamente. Quem for sorteado poderá candidatar-se a um green card, depois de passar por um rigoroso processo de verificação de antecedentes. O registro é grátis, mas se a pessoa for sorteada, terá que arcar com as taxas imigratórias americanas.