As pressões para o fim da necessidade de visto para turistas entrarem nos Estados Unidos começam a se delinear.
O governador do estado de Illinois nos Estados Unidos, Pat Quinn, esteve em São Paulo na última segunda-feira (24/9), em reunião com empresários. A reunião trata de um esforço em incentivar mais brasileiros a visitarem seu estado, para isso ele prega o fim da necessidade de visto para os turistas brasileiros entrarem nos EUA.
Para tanto é necessário a ampliação do Visa Waiver, que é um programa do governo dos EUA com regras menos rígidas e que permite a cidadãos de alguns países o ingresso nos Estados Unidos para turismo ou negócios. É uma permissão de até 90 dias, sem a necessidade de obtenção prévia de visto.
A missão de Quinn é bem clara, dos 1,5 milhão de turistas brasileiros que visitaram os EUA em 2011 apenas 4% visitaram o estado de Illinois, esse número pode ser aumentado com incentivos ao turismo estudantil. Quinn revelou que tem conversado com empresas de Illinois para liberação de bolsas de estudo para estudantes do Brasil.
O governador Pat Quinn cumpre agenda em Brasília e Recife até o próximo dia 26/09, sempre abordando entidades de turismo, ensino e pesquisa, no sentido de amplificar a demanda turística em seu estado.
Fonte: da redação, com informações O Estado de São Paulo