Em anúncio realizado há um ano na Disney, onde brasileiros também são a maioria dos turistas, o presidente americano, Barack Obama, anunciou um pacote de medidas que visava diminuir a barreira de turismo para o país.
Uma das medidas foi a “escolha” de 150 brasileiros para entrarem nos Estados Unidos pelo guichê automático, sem a necessidade de aguardar em longas filas. Esperava-se que esse número já passasse para 1,5 mil até este ano, mas ainda não se concretizou.
Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores do Brasil, e Janet Napolitano, secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, assinaram em julho um acordo que previa criar um grupo de trabalho que definiria medidas para que não fosse mais necessária a obrigatoriedade de vistos para viajar entre os dois países.
As medidas, ainda em discussão, ficam mais próximas de serem aplicadas, já que, graças ao grande aumento de viagens realizadas pela classe C, o Brasil já ultrapassou até a China em pedidos de visto para os Estados Unidos.
Redação, com informações d24am