O ex-consultor dos serviços secretos norte-americanos Edward Snowden recebeu documentos que lhe permitem sair do aeroporto de Moscou, onde se encontra retido há um mês, noticiaram nesta terça-feira (24) as agências russas.
“O documento que lhe permite deixar a zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo foi entregue a Snowden pelo advogado russo Anatoli Kucherena”, de acordo com a agência de notícias russa Interfax, que cita “fonte próxima do processo”.
Procurado pela justiça dos Estados Unidos por espionagem, Edward Snowden, de 29 anos, vive há um mês na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, onde chegou depois de passar por Hong Kong.
Snowden que colaborou com a Agência Nacional de Segurança (NSA) apresentou pedido de asilo temporário ao Serviço Federal de Emigração russo.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia não vai entregar Snowden e que o norte-americano pode permanecer no país se renunciar às atividades contra os Estados Unidos, o que significaria o fim da divulgação de informações sobre o sofisticado programa norte-americano de espionagem Prism, que monitora telefones e e-mails em todo o mundo.
Agência Brasil