Em até dois anos, os passageiros do Aeroporto de Guarulhos (Cumbica) poderão dispor de mais um meio de locomoção para ir do aeroporto até a cidade de São Paulo e vice-versa. O Governo do Estado analisa um projeto que prevê um “expresso aeroporto” que navegaria pelos rios Pinheiro e Tietê com destino a Guarulhos.
O projeto seria de uma embarcação híbrida, com um ambiente isolado e ar condicionado que evitaria que o usuário tivesse contato com o mau cheiro dos rios, e a criação de um córrego que conectaria Guarulhos ao percurso do rio.
De acordo com o diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte, Casemiro Tércio Carvalho, esta seria uma das alternativas mais baratas e ecológicas para fazer esse trajeto.
O projeto está sendo estudado para ser usado na Copa do Mundo de 2014, mas só poderá sair do papel se o governo encontrar interessados da iniciativa privada para administrá-lo e os preços não forem exorbitantes. Além disso, a chegada do metrô até o aeroporto de Cumbica pode inviabilizar o investimento no transporte náutico.
Da redação