A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alerta que as regras de certificação para os serviços de aviação no Brasil, como de aviões e helicópteros, também são válidas para balões. Ainda segundo o órgão, não existem empresas autorizadas a realizar voos remunerados de balões no Brasil. O objetivo do aviso é garantir a segurança dos interessados em contratar uma companhia de balonismo.
A primeira exigência para comercializar voos turísticos e panorâmicos em balões é a certificação do balão e do piloto. Balões experimentais só podem ser usados para aerodesporto – esporte aéreo – como atividades de lazer e em competições. Todos devem ter registro junto à Anac.
A página da Anac na Internet divulga o nome das empresas autorizadas a comercializar serviços aéreos no país, além das aeronaves e balões certificados. O internauta também pode consultar o nome dos pilotos licenciados para voar.
Empresas sem certificação que comercializam voos em balão são passíveis de sanções judiciais. Denúncias podem ser feitas por meio dos canais de atendimento – ‘Fale com a Anac’ ou pelo telefone 0800 – 725 44 45.
Agência CNT de Notícias